Notícias

Projeto do Parque do Rio Timbu é lançado em Campina Grande do Sul

13/03/2018

Sanepar, Codapar e Prefeitura estarão juntas para viabilizar o espaço no Jardim Paulista

O projeto do Parque Linear do Rio Timbu foi lançado na tarde desta terça-feira (13) em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a prefeitura do município e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) estão juntas para concretizar a construção do espaço.

A primeira etapa das obras será realizada por meio de parceria entre Sanepar e Codapar para limpeza, drenagem e cercamento da área do futuro parque. A partir daí, por meio de seção do imóvel da Companhia ao município, a Prefeitura será responsável por construir e manter o Parque.

Onde será o futuro parque corre o Rio Timbu, que depois desemboca na Barragem Iraí, um dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de grande parte da população da Grande Curitiba. O futuro parque está localizado no Jardim Paulista, às margens da BR 116.

“O cuidado com o meio ambiente é uma preocupação que temos, e os parques são uma forma de preservar e recuperar os recursos hídricos de nosso Estado”, ressaltou o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, na entrega do projeto do Parque nessa tarde.

O presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski, destacou que a instituição e a Sanepar estão juntas para promover o correto uso da água e do solo. “Por orientação do Governo do Estado as duas organizações somam esforços para melhorar a qualidade do meio ambiente do Paraná”.

“É de extrema importância essa obra, pois é sonho antigo da população do município. Isso vai trazer desenvolvimento para a região e qualidade de vida aos moradores, além da preservação da água do Rio Timbu. É uma vitória de toda população”, afirmou o prefeito Bihl Zanetti.

A exemplo da parceria com a prefeitura de Campina Grande do Sul, a Sanepar também está apoiando a construção de outros parques em municípios como Quatro Barras, Colombo, Campo Largo e Araucária. Em todos eles, com o objetivo de melhorar a qualidade dos recursos hídricos e, em especial, dos mananciais de abastecimento.

Galeria