Notícias

Projetos de saneamento ambiental

21/05/2015

Com o objetivo de apoiar propostas de execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento que contribuam com a melhoria das condições do saneamento ambiental, a Fundação Araucária e a Sanepar já lançaram duas chamadas públicas que financiam projetos deste tipo. A apresentação dos projetos selecionados no segundo edital de 2014 aconteceu nesta quarta-feira (20), em Curitiba, no 1º Seminário de Integração do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental.

Na primeira edição da chamada pública relacionada à parceria entre a Fundação Araucária e a Sanepar foram disponibilizados R$ 300 mil, com prazo de duração dos projetos por até um ano. Na segunda edição, o recurso disponibilizado aumentou para R$ 1 milhão, na qual o tempo máximo de duração dos projetos é de dois anos. O recurso financeiro é oferecido pelas instituições em partes iguais.

“O incentivo de pesquisas voltadas à conservação dos meios naturais que possuímos é uma das prioridades da Fundação Araucária. Por isso, é muito importante o conhecimento desses pesquisadores e das propostas que estão sendo estudadas e que, em breve, serão aplicadas no Paraná”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

A definição dos temas dos projetos é feita com base na demanda tecnológica da Sanepar e a seleção das propostas acontece em duas etapas – mérito acadêmico e análise técnica por parte da Sanepar, para averiguar se o projeto condiz com as necessidades reais da empresa.

“Esse processo estimula a integração da empresa com as universidades. É a pesquisa acadêmica aderida aos problemas concretos do saneamento ambiental”, ressaltou o engenheiro de pesquisa da Sanepar, Cleverson Andreoli.

O pesquisador Fernando Fernandes, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), é coordenador de um dos projetos selecionados na última edição da chamada pública.

“O meu projeto é relacionado ao tratamento anaeróbio de esgoto sanitário conjugado com lixiviado de aterro sanitário bruto e pré-tratado em reatores do tipo RALF (Reator Anaeróbio de Lodo Fluidizado). Com esse incentivo podemos achar soluções práticas e viáveis que irão beneficiar a população e o Paraná como um todo”, informou Fernando.

Em agosto serão apresentados os resultados dos projetos selecionados no edital de 2013, que já foram colocados em prática. O diretor científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos, também participou do evento.

Galeria