Notícias

Prontas mais 950 ligações à rede de esgoto em Francisco Beltrão

21/06/2012

Empresa investiu R$ 1,7 milhão nas obras no bairro Padre Ulrico. São 15.000 metros de rede.

Mais 950 famílias, que moram no bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, serão integradas ao sistema de esgoto da Sanepar até o início de julho. Estas ligações estão sendo liberadas para que os moradores liguem a saída do esgoto do seu imóvel à rede coletora, recentemente implantada na região.
Na próxima segunda-feira (dia 25) será realizada mais uma reunião socioambiental. Neste encontro, a população beneficiada receberá informações de todo investimento realizado, dos benefícios do sistema de esgoto, e também receberá instruções sobre o uso correto da rede e das responsabilidades de cada usuário. A reunião terá início às 19 horas, no centro comunitário do Conjunto Esperança.
No dia 3 de julho, os técnicos da empresa promovem o mutirão de adesão dos moradores ao sistema de esgotamento sanitário. A partir desta data o proprietário do imóvel terá 30 dias para fazer a interligação à rede. Esta é a última etapa da obra que beneficiará mais de 3 mil pessoas.
O gerente regional da unidade da Sanepar em Francisco Beltrão, Celço Arisi, explica que este trabalho de sensibilização socioambiental é essencial para que a população entenda a importância do sistema de coleta e tratamento do esgoto. “Cada morador deve fazer a sua parte que é a correta ligação do imóvel à rede coletora, contribuindo para o funcionamento adequado do sistema e, assim, evitar danos ao meio ambiente”.
Para que fossem liberadas estas 950 ligações de esgoto, foram implantados 15 mil metros de rede e construídas duas elevatórias de esgoto, que levarão o resíduo até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Marrecas. O total de investimentos na obra foi de R$ 1,7 mihão.

Treinamento para encanadores

A Sanepar também ofertará um curso para capacitar profissionais autônomos que atuam como encanadores. Este curso busca promover a capacitação dos profissionais por meio do aprimoramento dos conhecimentos hidrossanitários. No treinamento serão repassadas orientações sobre procedimentos adequados e, principalmente, sobre como executar corretamente as ligações de esgoto.
“O treinamento, além da especialização e formação profissional dos encanadores, visa incentivar novas fontes de geração de emprego e renda”, explica Danielison Pinto, técnico da Sanepar. A importância do treinamento dos profissionais se deve ao fato de que se a ligação de esgoto entre o imóvel e a rede coletora da Sanepar for feita de forma inadequada, o dono do imóvel fica em situação irregular e pode até ser multado por crime ambiental. O curso também vai ser oferecido no centro comunitário do Conjunto Esperança, dia 3 de julho, com horário a ser definido.

Galeria