Notícias

Projeto ÁguaLimpa ajuda na recuperação de nasccntes

Recuperação de nascentes em Paranavaí é destaque em evento ambiental

04/06/2020

Projeto desenvolvido nas microbacias dos ribeirões Araras e Floresta conta com a parceria da Sanepar

Um projeto de recuperação de nascentes, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar Emater – IDR), em parceria com a Sanepar, será um dos trabalhos apresentados naliveAções que são realizadas no Estado do Paraná, fruto de parceria público-privada. O evento, organizado pelo IDR, faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e será realizado nesta sexta-feira (5), às 14 horas.

O projeto Água Limpa, como é conhecido, está sendo desenvolvido em Paranavaí desde o início deste ano, e já recuperou três importantes nascentes na região das microbacias dos ribeirões Araras e Floresta, utilizados pela Sanepar para o abastecimento da cidade. A informação é da gestora de educação ambiental da Sanepar Sônia Maria Crivelli Mataruco, que será uma das debatedoras do evento. Ela explica que o objetivo é recuperar e proteger todas as nascentes dos ribeirões Araras e Floresta. A Sanepar está fazendo um levantamento para que o projeto seja aplicado em outras nascentes da região nos próximos meses.  

Segundo Mataruco, esta proteção é feita, basicamente, por meio da construção de um reservatório ao redor da nascente. “Trata-se de uma estrutura em forma de caixa, preenchida internamente por pedras acomodadas de forma adequada, como a pedra-ferro ou granito, e de paredes construídas com massa de solo-cimento que, revestindo as pedras, dão a forma final da estrutura”. A metodologia garante a proteção das nascentes contra assoreamento e proporciona melhoria da qualidade da água.

O projeto tem orientação e supervisão do extensionista rural do IDR, Ricardo Augusto da Silva. Ele ressalta que somente a proteção vegetativa com florestas nativas e o cercamento da Área de Preservação Permanente (APP) não são suficientes para garantir a qualidade da água. “A proteção com solo-cimento permite que a nascente fique livre de contaminação do ambiente, além de guardar a nascente e manter a produção em quantidade e em qualidade de água.”

COMO ASSISTIR – Para assistir a live os interessados podem acessar o canal Fortmag Oficial (https://www.youtube.com/channel/UCuPvu_eN21z2-INdFx4tCxw).

Galeria

  • Projeto ÁguaLimpa ajuda na recuperação de nasccntes
  • Live acontece nesta sexta-feira (5), dia Mundial do Meio Ambiente