Notícias

Recursos de fundo agilizam fiscalização ambiental em Tibagi

26/10/2011

A fiscalização ambiental em Tibagi ganhou um reforço importante nesta terça-feira (25). Com recursos repassados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta agora com um veículo para realizar o serviço. “Em extensão, Tibagi é o segundo maior município do Paraná e nós não tínhamos um carro para averiguar as irregularidades”, conta a gerente de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Letícia Albuquerque. Segundo ela, era preciso contar com a Força Verde ou com equipamento de outras secretarias para apurar denúncias de irregularidades, como a contaminação de nascentes pelo uso de agrotóxicos e o plantio de pinus e eucalipto em áreas indevidas.

O carro, um Fiat Uno zero km, foi adquirido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Mensalmente, o Fundo recebe 1% do faturamento bruto sobre as tarifas da Sanepar em Tibagi. Os recursos são administrados pelo conselho, instalado em 2006. “A decisão de adquirir o veículo foi tomada pelos conselheiros depois de várias reuniões. Verificamos que o carro era prioridade, inclusive para desenvolver as ações em relação ao meio ambiente da Secretaria”, diz Letícia.

O gerente da Sanepar, Juarez Wollz, presente na entrega do veículo, explica que os recursos repassados estão previstos no contrato de prestação de serviços celebrado entre a prefeitura e a Sanepar. “Consta no documento que valores repassados sejam usados exclusivamente em ações de cunho ambiental. É uma maneira de a Sanepar contribuir com a preservação do meio ambiente”, explica. O prefeito de Tibagi, Sinval Silva, também participou da entrega do veículo.


Veículo será utilizado para agilizar a fiscalização ambiental em Tibagi

Fotos de Christian Camargo

Galeria