Notícias

Rede de esgoto chega à zona leste de Arapongas

17/08/2011

A Sanepar está investindo R$ 15,8 milhões na ampliação do serviço de coleta e tratamento de esgoto em Arapongas, no Norte do Estado. Com uma população de 105 mil habitantes, Arapongas conta hoje com índice de 45,9% de atendimento na área de esgoto. A obra, prevista para ser concluída em fevereiro de 2012, vai elevar esse indicador para 68%.

Serão 5.499 novas ligações de esgoto que vão beneficiar diretamente 17.652 habitantes, moradores dos bairros Ulisses Guimarães, Flamingos, Monte Carlo, Águias, Universitário e Tropical. Já estão sendo construídos 91,7 Km de rede coletora; 9,2 Km de emissários; travessias; quatro Estações Elevatórias de Esgoto; e mais de 9 Km de linhas de recalque. Os recursos também garantem as reformas da Estação de Tratamento de Esgoto Bandeirantes do Norte e da Estação de Tratamento de Esgoto Campinho.

Para o prefeito de Arapongas, Beto Pugliese, a ampliação do serviço de esgotamento sanitário representa mais qualidade de vida para a cidade, pois o
sistema irá beneficiar milhares de pessoas, contribuindo para diminuir o despejo “in natura” no solo, rios, córregos e nascentes, que além de degradar o meio ambiente causa prejuízos à saúde pública. “O município vai melhorar o atual de déficit de domicílios atendidos com coleta e de tratamento de esgoto adequado”.

No bairro Flamingos, onde está sendo concluída a implantação da rede coletora, moradores estão ansiosos para fazerem a ligação de seu imóvel ao sistema da Sanepar. A depiladora Valéria Salvador Lemes afirma que não vê a hora de fazer a ligação para eliminar a fossa. Moradora há 13 anos do bairro, ela disse que não deixa o filho pequeno brincar no jardim por causa da fossa. “Assim que puder ligar, vou aterrar e ele vai ter mais espaço pra brincar”.

Vizinho dela, o operador de máquina João Batista Leopoldino disse que contar com serviço de rede coletora é melhor do que usar a fossa. “De vez em quando vem mau cheiro e aparece inseto. A rede é melhor”.

A dona-de-casa Luzia Fernandes Romão mora no Flamingos há 15 anos e também espera a liberação da Sanepar para fazer logo a ligação do imóvel à rede. “Para mim, foi muito bom porque se não teria que abrir outra fossa”, disse.


João Batista: “Vai ser bom eliminar a fosse que traz mau cheiro”


Valéria: “Não vejo a hora de a Sanepar liberar a ligação à rede”

Galeria