Notícias

Rede de esgoto em Ampére tem limpeza preventiva

07/05/2012

Trabalho será feito nos 42 quilômetros de rede coletora do município

Equipes da Sanepar já iniciaram a lavagem dos 42 quilômetros da rede coletora de esgoto instalada em Ampére, Sudoeste do Estado. O trabalho está sendo feito em todos os municípios da microrregião de Francisco Beltrão para garantir a eficiência do sistema. Ao todo são cerca de 580 quilômetros de rede, sendo que em 25% desta extensão o serviço já foi realizado.

Com a ajuda de caminhão de hidrojateamento, a lavagem começa nos poços de visitas. Os poços são instalados em pontos estratégicos, normalmente nas esquinas de ruas, para permitir o acesso à rede. Durante a lavagem, os empregados retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede. Este trabalho preventivo repercute diretamente na casa dos clientes, eliminando prejuízos ao meio ambiente e aos próprios clientes. “A desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde e até mesmo retorne para dentro dos imóveis”, explica o gerente da unidade da Sanepar em Beltrão, Celço Arisi.

Os maiores problemas de obstrução de rede são causados pelas pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora, construída para receber apenas o esgoto doméstico. “Encontramos panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto”, explica o coordenador de redes, Valdir Dalsente.

O lixo, a água da chuva e outros materiais, além de danificar e entupir a rede, provocar extravasamento e refluxo, podem comprometer o meio ambiente. Resíduos como gordura, por exemplo, causam o entupimento da rede. Por isso, a Sanepar orienta que seja instalada a caixa de gordura para dar o destino correto a esse material.

Já as pessoas que, intencionalmente, jogam lixo ou restos de materiais de construção nos poços de visita, podem ter problemas com a Justiça, uma vez que danificar ou destruir patrimônio público é qualificado como crime. A Sanepar pede aos clientes que denunciem os atos de vandalismo pelo telefone 115 ou diretamente à Polícia.

Atualização - Juntamente com o serviço de manutenção preventiva, os técnicos da Sanepar também estão atualizando os dados cadastrais de cada trecho de rede. No município de Ampére, os 42 quilômetros de rede coletora de esgoto atendem seis mil moradores com 1,8 mil ligações.

O que não deve ser jogado na rede de esgoto:
garrafas, frascos, embalagens, plásticos;
caneta, lápis, borracha;
resto de materiais de construção, areia, cimento, pedra; madeira, plástico, lata;
roupa, fralda, absorvente, cotonete, cabelo, camisinha, papel higiênico;
óleo, gordura, estopa;
água da chuva.

No município de Ampére os 42 quilômetros de rede coletora atendem seis mil moradores

Galeria