Notícias

Rejeitos de extração de areia levam Sanepar a interromper produção da ETA Iraí

18/09/2020

Foi necessário também antecipar para as 13 horas início do rodízio em alguns bairros 

A Sanepar informa que, nesta sexta-feira (dia 18), interrompeu a produção de água da Estação de Tratamento Iraí devido à alta turbidez do Rio Piraquara causada por lançamento irregular de rejeitos de extração de areia. A turbidez ameaça também a produção de água da Estação de Tratamento Iguaçu.

A Sanepar denunciou o fato ao Instituto Água e Terra (IAT). A Companhia já havia anteriormente feito denúncia do lançamento irregular de rejeitos que tem sido recorrente no Rio Piraquara. Nas outras situações, a ocorrência foi de curta duração e não afetou a qualidade da água do rio.

Na data de hoje, em atendimento à Portaria de Consolidação n.o 5 do Ministério da Saúde, foi necessário parar a ETA Iraí, afetando o abastecimento de 24 bairros de Curitiba, Colombo e Pinhais. A previsão é que o abastecimento seja normalizado no início da tarde de sábado. 

A Sanepar mantém monitoramento da água que chega à ETA Iguaçu para avaliar se será necessário parar também essa produção.

BAIRROS AFETADOS COM ALTA TURBIDEZ NA ETA IRAÍ

CURITIBA: Santa Cândida e Atuba.

COLOMBO: Guarani, Rio Pequeno, Rio Verde, Campo Pequeno, Alto da Cruz, Mauá, Guaraituba, Palmital, Vila Zumbi e Maracanã.

PINHAIS: Pinhais: Alto Atuba 1 e 2, Emiliano Perneta 1, Centro 1 e 2, Palmital 1 e 2, Rural, Estância Pinhais 1 e 2, Weissópolis 1 e Vila Amélia 2

BAIRROS QUE TIVERAM INÍCIO DO RODÍZIO ANTECIPADO PARA AS 13 HORAS 

COLOMBO: Guaraituba, Maracanã, Guarani, Monza, Atuba, Rio Pequeno, Campo Pequeno, São Gabriel.

CURITIBA: Ahú, Atuba, Bacacheri, Barrerinha, Boa Vista, Cabral, Centro Cívico, Santa Cândida, São Lourenço, Tingui, Juvevê, Jardim Botânico, Rebouças, Centro, Cristo Rei, Hugo Lange, Prado Velho e Alto da XV.

Galeria