Notícias

Prefeito Beto Preto recebe as obras de ampliação do sistema de esgoto de Apucarana

Richa entrega obras que elevam para 81% cobertura com rede de esgoto

27/11/2015

Com a ampliação do sistema, moradores terão mais qualidade de vida e saúde

O governador Beto Richa, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e o prefeito de Apucarana, Beto Preto, inauguraram na manhã desta sexta-feira (27) a ampliação do sistema de esgoto sanitário de Apucarana. Com investimentos de R$ 24,2 milhões, foi duplicada a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Biguaçu – que passou de 80 litros por segundo para 160 l/s – e foram implantados 136 km de rede coletora. O sistema passou a atender mais de 8 mil moradores de 42 bairros da cidade. Para que o esgoto coletado chegue à estação, foram construídas três novas estações elevatórias. Com isso, o índice de atendimento passa de 65% para 81% da população.

“Esse índice leva Apucarana ao mesmo nível de cidades do Primeiro Mundo. E este é mais um exemplo da competência da Sanepar que é reconhecida como a melhor empresa de saneamento do Brasil”, disse o governador Beto Richa. Ele afirmou ter ficado surpreso quando soube que, antes de seu governo, os indicadores de atendimento com esgotamento sanitário na cidade não chegava a 40%. “Nem sempre os governantes gostam de investir nessa área porque as obras ficam enterradas e demandam recursos expressivos. Mas nós agimos com responsabilidade e sabemos que são obras fundamentais para a saúde da população”, disse.

O prefeito de Apucarana destacou que é um momento de muita alegria receber esta infraestrutura para o saneamento da cidade. “Houve um grande aumento da capacidade de tratamento, com tecnologias modernas para que o esgoto tratado retorne aos mananciais com qualidade. Isso é crucial para nossa cidade que luta para alcançar seu desenvolvimento pleno. Com 81% de atendimento, podemos alçar novos voos. Vamos avançar ao futuro”, disse.

Segundo o presidente da Sanepar, o trabalho em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado permite o avanço do saneamento no Paraná. “Temos a melhor companhia de saneamento do país graças ao apoio do Governo do Estado que entende o saneamento como política pública e também por termos uma equipe profissional e comprometida em servir bem a população.”

Para Chaowiche, a inauguração da obra é um marco por elevar de forma significativa os índices de atendimento na cidade e por mostrar a sensibilidade do governador no cuidado das famílias paranaenses.

As agentes de saúde Elza Aparecida Mesquita e Olga Saviani, que compareceram ao evento, disseram que o aumento no serviço de saneamento vai se refletir na melhoria da saúde da população.

Os bairros atendidos com as obras: Jardim Fortaleza, Jardim Eldorado, Vila Operária 2, Jardim Kiri, Núcleo Parigot de Souza, Jardim Catuaí I, II e III, Jardim das Flores III, Jardim Iguatemi, Jardim Santa Helena, Jardim Esperança, Vila Nova, Núcleo Shangrilá, Jardim Tarobá, Tibagi, Isabela I e II, Núcleo Michel Soni, Castelo Branco, Aeroporto, Colonial I e II, Aviação, Santos Dumont I, II e III, Jardim Marissol I e II, Residencial Garcia, Jardim Paraíso, Loteamento Paraná, Marília, Residencial Parque da Raposa I, II e III, Núcleo Andorinhas, Recanto Novo Mundo, Núcleo das Indústrias, Loteamento Sanches dos Santos, Recanto do Lago, Núcleo Adriano Correia.

Galeria

  • Prefeito Beto Preto recebe as obras de ampliação do sistema de esgoto de Apucarana
  • População de Apucarana, técnicos e autoridades da Prefeitura e da Sanepar comemoram índice de cobertura com rede de esgoto: 81%
  • Presidente Mounir Chaowiche mostra ao governador Beto Richa obras de ampliação na Estação de Tratamento de Esgoto Biguaçu
  • Prefeito Beto Preto, presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e governador Beto Richa falam das obras de saneamento na cidade
  • Agentes de saúde disseram que o aumento no serviço de saneamento vai se refletir na melhoria da saúde da população