Notícias

Parceria entre Sanepar e Prefeitura de Prudentópolis beneficia 115 famílias em Rio da Areia

Rio da Areia é beneficiada com sistema de abastecimento rural

17/12/2014

Parceria envolve Sanepar e Prefeitura de Prudentópolis. Os moradores administram o tratamento da água e a manutenção do sistema

Os 450 moradores da localidade rural de Rio da Areia, em Prudentópolis, acabam de ser beneficiados com sistema de abastecimento rural. A entrega formal foi feita pela Sanepar e Prefeitura Municipal de Prudentópolis no início do mês. A Sanepar também deu as orientações quanto à criação do Conselho e da Associação da Água, que irá gerir o sistema.

Os membros da comunidade escolhidos para operar o sistema de abastecimento participaram de um treinamento, na última sexta-feira (12). “Preparamos as pessoas para que elas tenham conhecimento técnico para fazer o tratamento da água, além de noções gerais sobre como o sistema funciona”, explica a coordenadora de Pequenas Comunidades na Região Sudeste, Gisele Lopes Martins.

Os sistemas rurais de abastecimento são construídos através de parcerias entre Sanepar, prefeituras e comunidades. Sua gestão fica a cargo dos próprios moradores, que administram o tratamento da água e a manutenção do sistema. Em Rio da Areia, a Sanepar foi responsável pela elaboração do projeto, fornecimento de material hidráulico, montagens eletromecânicas, fornecimento e instalação de um reservatório elevado com capacidade para armazenar 30 mil litros de água. À Prefeitura de Prudentópolis coube a mão de obra para o assentamento de aproximadamente 10 mil metros de tubulação, a construção de uma casa de tratamento e serviços de urbanização e pintura. O investimento total na obra foi de R$ 162.170,00.

Galeria

  • Parceria entre Sanepar e Prefeitura de Prudentópolis beneficia 115 famílias em Rio da Areia
  • Reservatório tem capacidade para armazenar 30 mil litros de água