Notícias

Rio Ressaca, em São José dos Pinhais, será revitalizado

07/05/2012

As obras garantem tranqüilidade à população, que enfrentava constantes enchentes

Está em fase de conclusão a primeira etapa das obras de revitalização do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais. Uma parceria entre Sanepar e Prefeitura Municipal garantiu a realização das obras, que contempla a canalização do rio e a regularização de ligações de esgoto, evitando os prejuízos constantes que os moradores tinham em função das enchentes.
No primeiro trecho da revitalização, que compreende a área que vai do Portal de São José dos Pinhais até a Avenida Rui Barbosa, a Sanepar já vistoriou mais de dois mil imóveis. A maior parte, 1.753, estão em situação regular. Outros 189 foram notificados pela administração municipal. Nos demais, os técnicos da Sanepar não tiveram acesso às residências.
O projeto de revitalização do Rio Ressaca abrange os 13 km² da bacia hidrográfica do rio e é dividido em três fases, com orçamento total de R$ 38 milhões. Os recursos são do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do município.
Nas três etapas a Sanepar participa na orientação e na fiscalização das obras. A execução é de responsabilidade da prefeitura. O custo aproximado dos projetos para a Sanepar é de R$ 30 mil.
O projeto da segunda etapa, que vai da Avenida Rui Barbosa até a Rua Ângelo Moro Redeschi, deve entrar em processo de licitação até julho deste ano. No final das obras, a população vai ganhar um parque linear urbano.

Galeria