Notícias

Rompimento de oleoduto da Transpetro agrava situação do abastecimento em Fazenda Rio Grande

16/05/2020

A Sanepar tranquiliza a população quanto à qualidade da água, e informa que por medida de segurança a captação de água segue paralisada

A Sanepar interrompeu, na noite de ontem (15), a captação de água do Rio Despique, que abastece  metade dos moradores de Fazenda Rio Grande, após ser informada do rompimento de um oleoduto na região de São José dos Pinhais. Por medida de segurança, a captação de água foi suspensa e assim irá permanecer até que não restem resíduos dos produtos químicos e que a água do rio esteja dentro dos padrões para passar pelo processo de tratamento.  O sistema, que já apresentava problemas em razão da estiagem, teve a situação agravada com esse vazamento. O abastecimento está sendo feito pela captação emergencial do Cavas e por manobras do sistema integrado do Miringuava, porém essas medidas não atendem à demanda de água de toda a cidade.

Segundo a Transpetro, que opera o duto na região, uma tentativa de furto provocou vazamento de gasolina e etanol. De acordo com a nota, o vazamento do combustível foi contido e equipes trabalham na contenção e na limpeza do local.

Bairros afetados pelo rompimento:

Parque Industrial, Jardim Itália, Eucaliptos, Hortência, dos Estados, Gralha Azul, Jardim Veneza, Colonial, Nações, Santarém, Palmeiras, Sol-Levante, Santa Helena, Santa Maria, Santa Terezinha, São Sebastião e Iguaçu.

Galeria