Notícias

Sala Engenheiro Thadeu Wantroba: 21 anos como espaço expositivo no Rebouças

Sala Thadeu Wantroba comemora aniversário de inauguração com exposição fotográfica

12/05/2017

A Sala está localizada onde hoje é a sede administrativa da Sanepar e seu prédio foi parte da primeira estação elevatória de esgoto de Curitiba e do Paraná

Neste domingo (14), a Sala Engenheiro Thadeu Wantroba completa 21 anos de inauguração como espaço expositivo. O recinto fica no bairro Rebouças, em Curitiba, e, desde 14 de maio de 1996, abriga periodicamente diversos tipos de mostras de artes ligadas ao saneamento e à educação ambiental.

A Sala está localizada onde hoje é a sede administrativa da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e seu prédio foi parte da primeira estação elevatória de esgoto de Curitiba e do Paraná, que entrou em operação em dezembro de 1908. A estação funcionou até 1940 como “installação bacteriana de esgoto” e, desativada e reformada, tornou-se, por alguns anos, agência do extinto banco Banestado. Reformado pela Sanepar em 1996, o espaço ganhou o nome de Wantroba em homenagem ao seu trabalho como mestre de três gerações de engenheiros na empresa e como um dos precursores do desenvolvimento da engenharia sanitária do Paraná.

O coordenador do Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira, conta que a Sala foi novamente reformada em 2004 e na parte da frente teve instalada uma fonte com a “cabeça de leão”. A peça é uma réplica da original, esculpida em bronze, que pertenceu ao primeiro sistema de abastecimento de água em Curitiba, localizado nos Mananciais da Serra, em Piraquara.

ANIVERSÁRIO - Para comemorar o aniversário da Sala Thadeu Wantroba, a Sanepar está abrindo, em 16 de maio, uma nova exposição fotográfica no local: “Frágil Beleza”. A mostra traz imagens sobre a relação entre o homem e a natureza e fazem parte de um projeto de valorização dos empregados da Sanepar. No dia da abertura, às 15h, a sanepariana Fátima Aparecida Vieira Techy, que fez as imagens expostas, e a equipe do setor de Patrimônio Histórico da Sanepar vão oferecer visita mediada no local.

A exposição vai até 16 de agosto e pode ser visitada das 9h às 17h. A Sala fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1376. A partir de agosto, a exposição será levada para outras cidades atendidas pela Sanepar. A atividade também faz parte da 15.ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

Galeria

  • Sala Engenheiro Thadeu Wantroba: 21 anos como espaço expositivo no Rebouças
  • Engenheiro Thadeu Wantroba: mestre de três gerações de engenheiros na Sanepar
  • Parte das instalações da primeira estação elevatória de esgoto de Curitiba e do Paraná
  • Sala Engenheiro Thadeu Wantroba, quando ainda era agência do banco Banestado