Notícias

Sanepar abre exposição histórica em União da Vitória

13/04/2017

Exposição “Sanepar e seus projetos: construindo qualidade de vida no Paraná” estará na cidade até maio

Uma exposição mostrando projetos e obras marcantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desde a sua fundação, há 54 anos, está disponível em União da Vitória desde terça-feira (11). Há, também, imagens anteriores à criação da Sanepar. Todo esse material ajuda a contar a história de cem anos do saneamento no Paraná. A mostra estará nas Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaço) até o dia 5 de maio, aberta ao público nos três turnos de funcionamento da faculdade.

A exposição itinerante é preparada pelo Museu do Saneamento da Sanepar. Já passou por Curitiba, Telêmaco Borba e Castro e deve percorrer várias cidades no Estado, levando um pouco da história dos serviços e das obras da Sanepar para mais perto da população. “Uma das curiosidades da exposição é o registro histórico de projetos em folhas de papel vegetal, além de objetos como canetas nanquim, réguas, compassos, gabaritos e lâminas de barbear, que eram usados por projetistas e desenhistas em projetos da Sanepar até os anos 1980”, conta a gestora socioambiental da Sanepar, Luciana de Fátima Garcia.

“Eram necessários três dias para elaborar cada prancha. Para cada projeto, entre 40 e 100 pranchas eram desenhadas, em média. Os engenheiros usavam planilhas manuais para elaborar projeções de longo prazo, cálculos hidráulicos, orçamentos preliminares e esboços das possíveis soluções, ainda na fase de concepção do projeto. Depois, vieram softwares como Ms-Dos, Autocad e Loop, programas específicos para o desenvolvimento de desenhos e projetos, tecnologias de geoprocessamento, GPS, imagens de satélite, mapas online e outras. Isso é um pouco do que se vê na mostra”, conta o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima.

A exposição na Uniguaçu tem como público-alvo os acadêmicos de União da Vitória e de toda a região, que frequentam os cerca de 20 cursos ofertados pela instituição. Após o dia 5 de maio, a exposição permanecerá disponível à população em União da Vitória, instalada em outro local ainda a ser definido.

SERVIÇO
Exposição “Sanepar e seus projetos: construindo qualidade de vida no Paraná”
Onde: Faculdade Uniguaçu – União da Vitória
Endereço: Rua Padre Saporiti, 717, Bairro Rio D´areia – União da Vitória/PR
Data: 11 de abril a 5 de maio, manhã, tarde e noite

Galeria