Notícias

Sanepar abre inscrições para novo curso de encanadores

06/12/2011

A Sanepar e a Agência do Trabalhador de Cascavel abriram as inscrições para mais um curso de capacitação para os profissionais que atuam como encanadores. O treinamento será realizado na segunda quinzena de janeiro de 2012. As inscrições deverão ser feitas até o dia 10 de janeiro do próximo ano, na Agência do Trabalhador de Cascavel, localizada na Rua Paraná, 3648, na área central da cidade.

Foram abertas mais 30 vagas, direcionadas especialmente aos profissionais das regiões do Bairro Universitário, que conta com quase 3 mil ligações de esgoto para serem executadas. Já os bairros Presidente, Cataratas, São Cristóvão, Morumbi, Periollo e Brasília serão contemplados nos próximos dois anos com o sistema de coleta e tratamento do esgoto, o que representa mais oportunidades de trabalho para os encanadores e pedreiros.

Desde que o treinamento para encanadores foi implantado pela Sanepar, em 1999, mais de 3.400 profissionais participaram do curso, que é oferecido em todas as regiões do Estado. Em Cascavel, por exemplo, as inscrições foram abertas para uma nova turma porque sobraram interessados do último curso realizado no mês passado.

No curso são abordados temas relacionados ao uso racional da água, processos de tratamento da água e esgoto, verificação e identificação de vazamentos hidráulicos nos imóveis, limpeza de caixa de água, postura profissional e, de forma especial, os procedimentos adequados para executar corretamente as ligações de esgoto. O treinamento, além da especialização e formação profissional de encanadores, visa incentivar novas fontes de geração de emprego e renda.

O fiscal ambiental da Sanepar, Danielison Pinto, afirma que é imprescindível preparar e orientar os profissionais, que executam ligações dos imóveis ao sistema implantado. “Quando a ligação de esgoto entre o imóvel e a rede coletora da Sanepar é feita de forma inadequada, o dono do imóvel fica em situação irregular e pode até ser multado por crime ambiental”, alerta o fiscal.

Dirce Reziner da Silva, a única mulher que participou do último treinamento, no dia 25 de novembro, disse que sua motivação foi a de ter conhecimento para poder atuar nessa área. “Vi uma possibilidade de crescimento pessoal e financeiro”, destaca. Dirce, que desempenha hoje a função de vigilante, acha que ainda existe o preconceito para a mulher executar determinadas atividades. “Não me preocupo com isso, acho que a mulher é capaz, conquistou seu espaço e faz o trabalho com mais delicadeza e detalhamento”.

Para o encanador Eládio Edson Hutt, proprietário de uma empresa do Programa Empresa Fácil, o curso oferece atualização nos procedimentos de forma rápida. “Com as informações recebidas pude adequar meus conhecimentos na área e verificar as alterações das normas que regem os serviços hidrossanitários, sem me afastar muito tempo das minhas atividades”.

 

Encanador Eládio Edson Hutt

Galeria