Notícias

Sanepar abre inscrições para o workshop MuDak – WRM

21/02/2020

O evento será realizado em Curitiba no dia 3 de março com o objetivo de desenvolver soluções para reservação de água

Estão abertas as inscrições para o MuDak – WRM - Workshop 2020, promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Universidade Federal do Paraná e com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. O evento será realizado no dia 3 de março, no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar, em Curitiba.

Segundo Mauricio Bergamini Scheer, um dos coordenadores do projeto pela Sanepar, o workshop vai tratar de questões relativas ao Mudak-WRM (Multidisciplinary Data Acquisition as Key for a Globally Applicable Water Resource Management), que tem por objetivo o desenvolvimento de soluções por modelagens simplificadas e de ampla aplicação para a previsão de mudanças na qualidade e na quantidade da água de reservatórios, a médio e longo prazos.

Ele explica, ainda, que o foco está na redução criteriosa da complexidade relacionada às abordagens científicas e dos dados requeridos para predições robustas. “A partir dos esforços de pesquisas em dois reservatórios, um no Brasil, o Passaúna, localizado em Curitiba, e o outro na Alemanha (Grosse Dhünntalsperre), queremos possibilitar a aplicação de modelos que funcionem eficientemente, principalmente para situações com pouca disponibilidade de dados”, disse.

O projeto está sendo desenvolvido há 3 anos e a expectativa dos organizadores é que os assuntos abordados durante o workshop estimulem novas investigações e aplicações, com a contribuição de todos os participantes: operadores, técnicos, gestores, pesquisadores, autoridades e outras pessoas interessadas.

O evento terá tradução simultânea (inglês/português). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, sexta-feira, pelo e-mail apd@sanepar.com.br. Escrever no campo assunto “Inscrição Workshop Mudak”. E informar no corpo do e-mail o nome completo, CPF e instituição, unidade e e-mail para contato.

Serviço:

Evento: MuDak – WRM – Workshop 2020

Local: Auditório do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar – Rua Eng. Antonio Batista Ribas, 151, Tarumã, Curitiba

Data: 03/03/2020

Horário: Abertura às 8h30

Inscrições: até dia 28/02, pelo e-mail apd@sanepar.com.br

Programação do Workshop:

08:30

Recepção no Tarumã

09:00

Abertura

Representantes da Sanepar

Coord. Geral do projeto Stephan Fuchs

Reitor da UFPR

09:30

Palestra 1

Representante da ANA

10:00

Intervalo para o Café

10:15

Visão geral do projeto

S. Fuchs/Mauricio Scheer

10:30

Grupo de Trabalho 1 - Modelagem das emissões na bacia e balanço de sedimentos no reservatório

Stephan Hilgert / Regina Kishi

11:00

Grupo de Trabalho 2 - Modelagem do balanço hídrico

Ingo Haag / Julia Krumm

11:30

Grupo de Trabalho 3 - Modelagem hidrodinâmica e do transporte interno de sedimentos

Tobias Bleninger/ Wendy Gonzales

12:00

Intervalo para o Almoço

13:30

Palestra 2

Prof. José Scarati (USP, Brasil)

14:00

Grupo de Trabalho 4 - Sensoriamento remoto de curto alcance por drones para a avaliação da qualidade da água

Jens Kern/ Andreas Schenk

14:30

Grupo de Trabalho 5 - Sensoriamento remoto por imagens de satélite para mudanças sazonais do uso da terra e avaliação da qualidade da água

Nils Wolf

15:00

Intervalo para o Café

15:30

Grupo de Trabalho 6 - Monitoramento da água contínuo e de alta resolução

Andreas Lorke/ Heloise Knapik/Mayra Ishikawa

16:00

Grupo de Trabalho 7 - Arquitetura da Plataforma Web de sensores: protocolos de troca de dados, visualização em tempo real (online) e distribuição de dados

Eike Jürrens & Christian Malewski

16:30

Devolutiva e Discussões

18:30

Jantar (por adesão)

Galeria