Notícias

Presidente da Companhia assina declaração de apoio aos WEPs

Sanepar adere aos princípios de empoderamento das mulheres

17/10/2017

Iniciativa pretende alavancar o protagonismo das mulheres dentro da Companhia

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, assinou no fim da tarde da segunda-feira (16) a Declaração de Apoio de CEOs aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidades (ONU). A assinatura ocorreu na presença da gerente dos WEPs da ONU Mulheres, Adriana Carvalho.

A companhia paranaense é a primeira empresa do setor de saneamento da América Latina a tornar-se signatária dos princípios, que oferecem ao meio empresarial orientações sobre como empoderar mulheres no ambiente de trabalho, mercado de trabalho e na comunidade.

Apesar de muitas conquistas, Adriana Carvalho destaca que, nos últimos 15 anos, os números relativos à igualdade de gênero estão estagnados. Segundo ela, o número de mulheres economicamente ativas ainda é bem menor do que o de homens – 60% e 85%, respectivamente. A desigualdade também se destaca no número de horas trabalhadas na semana, as mulheres trabalham o dobro de tempo no trabalho não remunerado.

“Quando olhamos para meninos e meninas, a gente ainda vê essa desigualdade se perpetuando. Nas casas, geralmente quem é convidado para ajudar nas tarefas domésticas são as meninas, e principalmente as meninas negras. O salário continua diferente entre os sexos, embora as mulheres estudem mais do que os homens. A gente ainda tem um grande desafio. Por isso, a atuação das empresas é fundamental, para que a gente diminua o tempo para alcançar o mundo onde homens e mulheres terão os mesmos direitos”, disse Adriana.

A adesão da Sanepar aos WEPs ocorre perto de a empresa completar um ano da implantação de um programa focado na perspectiva de gênero, o Equidade@Sanepar, cujo objetivo é a garantia de direitos, responsabilidades e oportunidades iguais para homens e mulheres.

“Com isso, a gente espera incorporar na Sanepar não só o olhar para suas funcionárias e funcionários, mas também para nossa cadeia de valores e comunidade. Temos uma influência muito grande nos municípios em que atuamos, pela própria capilaridade da Companhia, e acreditamos poder contribuir para a disseminação dos princípios de empoderamento das mulheres para a sociedade”, afirmou o presidente Mounir Chaowiche.

Ao todo, 141 empresas brasileiras já são signatárias. Elas representam uma força de trabalho de aproximadamente 2 milhões de funcionários. O Paraná é o segundo Estado brasileiro em número de adesão de empresas.

A gerente dos WEPs destacou que, nesse processo, o Sesi Paraná tem sido fundamental para divulgar e engajar as organizações para que sejam signatárias dos WEPs. Na própria Sanepar, a consultoria para implantação do programa de equidade de gênero tem contado com a parceria do Sesi.

OS WEPs – A participação das empresas está vinculada, entre outros, além da assinatura da Declaração de Apoio de CEOs aos WEPs ao desenvolvimento de um plano de ação que integre a perspectiva de gênero; à prestação de informações aos públicos de interesse; compartilhar as boas práticas e lições aprendidas com outros e apoiar a iniciativa dos WEPs. Isso permite identificar lacunas nas políticas e procedimentos existentes e incluí-las no plano de ação da empresa, e até mesmo comparar o seu desempenho em relação aos concorrentes.

Dois dos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres são estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros e tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Há quase um ano a Sanepar assinou o termo de adesão à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm a função de nortear ações dos 193 países signatários das Nações Unidas, a fim de erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, respeitando os limites do planeta. Os ODS e outras convenções mundiais fundamentam as legislações e ajudam a moldar valores comuns, adotados por instituições de todo o mundo. Entre os ODS, está o de Igualdade de Gênero, o Objetivo número 5.

Os ODS entraram em vigor em 1.º de janeiro de 2016 e espera-se que sejam cumpridos até 31 de dezembro de 2030. No Paraná, o Governo do Estado formalizou adesão aos ODS em julho de 2016.

Galeria

  • Presidente da Companhia assina declaração de apoio aos WEPs
  • Gerente dos WEPS na ONU Mulheres Adriana Carvalho
  • Solenidade de apoio aos WEPs com a presença da diretoria da empresa e de representantes do comitê de equidade de gênero