Notícias

Sanepar alerta para a responsabilidade do dono do cão que agride leituristas

07/10/2016

Lugar de cão é pra dentro do portão! Com este mote, as empresas prestadoras de serviços públicos, como Sanepar, Cavo, Copel e Correios, estão alertando os donos de cachorro para que cumpram sua responsabilidade e mantenham os animais presos para evitar ataque aos seus trabalhadores. Os acidentes ocorrem, normalmente, durante a leitura das contas de água ou de energia, na coleta de lixo ou na entrega de correspondência.

Além da dor física e traumas psicológicos impostos aos trabalhadores, os ataques caninos provocam prejuízos às empresas. A Sanepar contabiliza, nos últimos anos, um custo da ordem de R$ 55 mil. Em média são necessários R$ 300,00 para tratamento médico dos trabalhadores agredidos. A Sanepar está cobrando este custo dos donos do cão agressor.

Entre as dicas para evitar acidentes com os trabalhadores está a sugestão de verificar nas contas de água e de luz quais as datas de leitura e nestes dias manter o cachorro para dentro do portão. Também mantê-lo preso nos horários da coleta do lixo e de passagem do carteiro. Instalar os medidores de água e de energia e a caixa de correspondência em local de fácil acesso aos profissionais, mas onde o cão não consiga alcançar e deixar o lixo em local onde o cachorro não tenha acesso, são outras medidas a ser adotadas pelos donos de cães.

A TVCI entrevistou empregados da Sanepar que atuam nos municípios do Litoral. O leiturista Adriano Lazzarotto disse que “somos atacados por cachorro quase todos os dias. Já saímos de casa sabendo que pelo menos um de nós, da nossa equipe, será atacado. É revoltante, porque somos cidadãos, trabalhadores, pais de família e gostamos de cachorro”. Confira a matéria da TVCI clicando aqui.

Galeria