Notícias

Sanepar realiza análises da água 24 horas por dia

Sanepar alerta para testes falsos sobre qualidade da água

21/06/2017

Vendedores usam estes testes para induzir usuários a comprar o que não precisam

A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar – alerta que vendedores de filtros estão levantando suspeitas em relação à qualidade de água distribuída pela empresa, na Região Oeste do Estado. Eles se fazem passar por empregados da Sanepar, entram nas residências e pedem para realizar testes falsos na qualidade da água da torneira. A denúncia foi feita para empregados da Companhia no Distrito de Santa Rita do Oeste, em Terra Roxa.

Os vendedores usam um produto chamado ortotolidina, que deixa a água escura e indica a presença de cloro. Eles mentem ao dizer que a cor escura é indício de que a água distribuída pela Sanepar não tem qualidade e possui excesso de cloro. Para resolver o suposto problema, os moradores são induzidos a adquirir um filtro e até autorizar outros serviços oferecidos pelos vendedores.

A Sanepar esclarece que a presença de cloro é a certeza visível de que a água tem qualidade garantida. “Estas pessoas sabem que a ortotolidina vai alterar a cor da água porque eles têm certeza que a água da Sanepar é segura. Usam a nossa garantia de qualidade para mentir aos moradores e denegrir a nossa imagem”, alerta o gerente da Sanepar em Toledo, Donizete Obara.

Água boa para beber - A água distribuída pela Sanepar, em todas as cidades em que atua, segue padrões internacionais de potabilidade, estabelecidos tanto pela Organização Mundial da Saúde como pelo Ministério da Saúde. Os técnicos da empresa fazem o acompanhamento detalhado de todas as fases de tratamento.

Assim que a água chega na estação são realizados testes para identificação das características químicas, físicas e bacteriológicas. De posse desses dados é possível calcular de forma precisa a quantidade de produtos químicos a ser utilizada no tratamento. O controle é feito desde a captação de água até em pontos de distribuição. As análises são feitas na estação de tratamento de água e no laboratório central, 24 horas por dia.

A qualidade da água também é monitorada por meio de coleta feita em diversos pontos da cidade. O funcionário que faz a coleta está identificado com uniforme, crachá e veículo com a inscrição “a serviço da Sanepar”.

Para verificar os testes feitos pela Sanepar o usuário pode acessar a página da empresa na Internet: www.sanepar.com.br, clicando em “Qualidade da Água”. A conta de água também traz informações sobre a qualidade da água que chega nas residências.

 

Galeria

  • Sanepar realiza análises da água 24 horas por dia