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Sanepar alerta sobre riscos de instalar equipamentos na rede de água

21/02/2019

Os “eliminadores de ar” são proibidos por lei e podem causar contaminação e problemas de saúde

Moradores da Região Sudoeste, principalmente de Pato Branco, estão sendo induzidos a adquirir um equipamento que promete reduzir a conta de água. A Sanepar alerta, porém, que é proibido por lei instalar qualquer equipamento na ligação de água, ramal predial, cavalete e hidrômetro. A restrição diz respeito à possibilidade de contaminação da água distribuída e o consequente risco à saúde da população.

REPROVADO - Nos testes em laboratórios e em situações reais, a quantidade de ar que passou pelo hidrômetro é tão pequena que não representou diferença de consumo. Já foi comprovado que os equipamentos vendidos como eliminadores de ar no mercado são ineficazes para a função que prometem cumprir. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) não certificou nenhum modelo ou marca de eliminadores de ar até o momento. Por determinação legal, “qualquer dispositivo adicional, projetado para ser instalado junto ao hidrômetro, deverá ser aprovado pelo Inmetro, com vistas à verificação de interferência no funcionamento do medidor", conforme Portaria 246 do órgão.

Os decretos estaduais n. 3926/1988 e 953/2007 autorizam somente a concessionária a instalar equipamentos eliminadores de ar na rede de distribuição global, o que impede a ação de terceiros, já que a operação das redes públicas de abastecimento, nas localidades onde tem contrato, é exclusiva da Sanepar.

O Código de Defesa do Consumidor, no art. 39, inciso VIII, trata da questão na qual a falta de um certificado de órgãos oficiais no produto a ser comercializado é uma prática abusiva, podendo levar a punições. “A orientação que passamos aos nossos clientes é para que não adquiram o equipamento porque nosso procedimento é fazer a retirada do mesmo, cumprindo o que diz a lei. A prioridade da Sanepar é que o cliente não seja prejudicado e nem tenha a sua saúde colocada em situação de risco”, destaca o gerente Jair Bozi.

Caso o cliente verifique alteração no consumo, deve entrar em contato com a Sanepar para que as dúvidas sejam sanadas. E caso seja abordado por vendedores de equipamentos para a instalação na ligação de água, deve ligar para a Central de Relacionamento Sanepar, no telefone 0800 200 0115, que funciona, de forma gratuita, 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

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