Notícias

Sanepar amplia sistema de abastecimento de água de Toledo

14/04/2011

O Sistema de Abastecimento de Água de Toledo está sendo ampliado. A estrutura que a Sanepar está construindo será suficiente para acompanhar o crescimento da cidade e garantir o abastecimento da população para os próximos 10 anos.

As obras vão custar mais de R$ 4 milhões. Os investimentos em Toledo vão atender uma das metas estabelecidas no contrato de concessão entre a Sanepar e o município “de manter em 100% o índice de cobertura do sistema de abastecimento da área urbana”, informa o diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Júnior.

Com recursos próprios da Sanepar e financiados pela Caixa, estão sendo implantados mais de 5,4 mil metros de tubulação, que tem por finalidade aumentar a vazão e melhorar o sistema distribuidor de água. Nesta etapa, cerca de 6.500 pessoas do Jardim Panorama e do São Francisco serão beneficiadas com a melhoria implantada. A previsão é que até agosto as novas redes entrem em operação.

O sistema de abastecimento de Toledo possui 480 mil metros de redes que distribuem a água tratada para mais de 40 mil imóveis. A captação da água é feita no Rio Toledo e em mais sete poços tubulares profundos. Para armazenar a água, o sistema conta com 15 reservatórios distribuídos em diversas regiões da cidade.

Novas obras – A ampliação do sistema vai continuar. Em janeiro do próximo ano, será iniciada a segunda fase de obras com a construção de três reservatórios, cada um com capacidade para 500 mil litros de água. As unidades de reservação serão implantadas nos jardins América, Coopagro e Panorama. Apesar de estarem localizados em bairros específicos da cidade, os reservatórios vão ampliar em 20% o sistema de reservação e garantir o abastecimento para todos os moradores do perímetro urbano do município. “É para fazer frente à demanda populacional de Toledo que a Sanepar amplia as condições de distribuição e de armazenagem da água tratada”, diz Martinho.

Durante o período de execução de todas as obras, serão ofertados aproximadamente 600 postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.

Galeria