Notícias

Sanepar anuncia serviços na abertura da Operação Verão

21/12/2018

Limpeza das areias, duchas, cadeiras para deficientes e educação ambiental serão mantidas

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou, nesta sexta-feira (21), da abertura da Operação Verão Paraná 2018-2019, em Matinhos. “Além de fornecer água tratada e fazer a coleta e o tratamento do esgoto, serviços que a Sanepar presta durante todo o ano a municípios do Litoral, a Companhia vai realizar a higienização das areias, oferecer duchas, cadeiras anfíbias e atividades de educação ambiental”, afirmou o presidente em exercício da empresa, Sergio Veroneze.

A Sanepar atende cinco cidades no Litoral do Paraná com serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto: Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. As praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná são as que apresentam o maior número de alterações quanto ao volume e aumento da população no período de verão.

No Litoral, a Sanepar atende 79.399 ligações de água e 60.096 ligações de esgoto, sendo os índices de 100% de cobertura com água tratada e 78% das ligações de água contando também com atendimento de serviços de esgoto.

“Durante o ano, a empresa realizou mais de 200 atividades diferentes, entre manutenção, inovação e construção, para preparar os equipamentos ligados aos serviços de água e esgoto para prestar o melhor atendimento possível aos frequentadores e moradores do Litoral paranaense durante mais uma temporada”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes.

Segundo ele, podem ocorrer dificuldades pontuais, mas, com o uso racional da água pelos veranistas e as medidas preventivas tomadas pela empresa, como a instalação de geradores de energia em instalações da Sanepar, a Companhia espera abastecer adequadamente os cinco municípios que atende no Litoral, embora esteja previsto grande aumento de pessoas na temporada.

Uma das principais orientações da Sanepar para o consumo responsável é saber usar a água tratada fora do horário de pico, que vai das 10h às 18h. “Neste período, a recomendação é para que a água seja utilizada prioritariamente para o preparo dos alimentos. Os banhos, neste horário, devem ser curtos”, diz Arilson. Outra recomendação é tratar a água da piscina, incluindo as de plástico, para que não haja desperdício de água tratada. “Uma piscina de cinco mil litros corresponde ao consumo médio de uma família de quatro pessoas durante 15 dias. Esse é um cuidado que colabora para que todos tenham água durante o verão e ainda ajuda a reduzir a conta no final do mês”, lembra Arilson.

SERVIÇOS EXTRAS – Durante a temporada, a Sanepar vai atender a população com serviços especialmente desenvolvidos para o verão. A empresa instalou 55 duchas para refresco dos banhistas na orla e vai fazer a higienização de 48 km da orla paranaense com máquinas saneadoras e coleta de resíduos nas faixas de areia. Também serão disponibilizadas nove cadeiras de rodas especiais, que não afundam na água, para que pessoas com deficiência ou com a mobilidade reduzida possam entrar no mar.

CAIXA-D'ÁGUA E PISCINAS - A Sanepar também recomenda que os veranistas e moradores do Litoral procurem instalar caixas-d’água adequadas ao uso no imóvel – quanto maior a quantidade de pessoas ou mais frequente o uso de água tratada em um negócio, maior deve ser o reservatório de água. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica que cada imóvel tenha caixa-d’água de pelo menos 500 litros, para atender as necessidades dos moradores por 24 horas.

PRESENÇAS -  Acompanharam a abertura da Operação Verão o diretor presidente interino Sérgio Veroneze, o diretor de Operações Paulo Dedavid e o Diretor Comercial Mario Celso Cunha, e os gerentes Arilson Mendes (Litoral), Charles Carneiro (Resíduos Sólidos) e Vanusa Salvador (Educação Ambiental).

 

Galeria