Notícias

Sanepar anuncia serviços na abertura da Operação Verão Paraná

23/12/2017

Higienização e coleta de resíduos nas areias, duchas ecológicas, cadeiras anfíbias e educação ambiental à disposição de veranistas e moradores

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou neste sábado (23) da abertura da Operação Verão Paraná 2017-2018, na praia central de Guaratuba. Foram anunciados os serviços que a empresa vai oferecer aos veranistas e moradores do Litoral paranaense durante mais uma temporada.

O governador Beto Richa destacou que os investimentos em saneamento têm garantido a qualidade das águas das praias do Paraná, que já foram reconhecidas entre as melhores do Brasil, com 100% de balneabilidade. De acordo com ele, apenas neste ano, os recursos repassados ao Estado por meio de contratos de financiamento assinados com a Caixa Econômica Federal vão somar R$ 2 bilhões para investimentos na área, o que corresponde à metade dos recursos da União destinados ao saneamento em todo o Brasil.

“Isso se deve à solidez da Sanepar, à qualidade dos nossos projetos, à documentação em dia”, disse. O governador lembrou ainda que o Paraná tem os melhores índices de saneamento. “Das 11 cidades com melhor índices de saneamento da país, cinco estão Paraná, e não é diferente no nosso Litoral”, salientou o governador

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, presente na abertura, destacou que a presença da Companhia durante mais uma Operação Verão mostra o compromisso da empresa com o bem-estar e a saúde dos paranaenses e dos turistas que visitam as praias do Paraná. “Unimos esforços com o Governo do Estado para garantir que nossas praias sejam limpas e acessíveis a todos”.

Além de fornecer água tratada e fazer a coleta e o tratamento do esgoto, serviços que a Sanepar presta durante todo o ano a municípios do Litoral, a Companhia será a responsável pela higienização com máquinas saneadoras e a coleta de resíduos em 48 quilômetros de faixas de areia. Também já estão à disposição duchas para refresco dos banhistas na orla e cadeiras anfíbias para o banho de mar de pessoas com deficiência. E, para reforçar a educação ambiental entre os veranistas, a Companhia manterá aberto à visitação o ônibus EcoExpresso durante toda temporada.

Todos os serviços especiais para o verão estarão disponíveis à população até o dia 18 de fevereiro nas praias de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba.

OBRAS- Não são apenas os serviços especiais durante o verão que fazem com que as praias do Paraná estejam em boas condições para os banhistas. Investimentos de R$ 250 milhões farão com que a rede coletora do esgoto doméstico de Matinhos chegue para 85% dos imóveis da cidade e, em Pontal do Paraná, para 75% das propriedades urbanas.

As obras, em andamento desde 2016, devem ser concluídas no fim de 2018, quando serão entregues 500 mil metros de rede coletora e 25 mil ligações de esgoto. “Ao final desse projeto de expansão de rede as três cidades do litoral do Paraná estarão superando a média nacional de atendimento com coleta e tratamento de esgoto, ultrapassando inclusive muitas capitais brasileiras”, afirmou Glauco Requião. Ele lembrou que é importante que os veranistas e moradores aproveitem essa temporada para tirarem dúvidas a respeito de como fazer a correta ligação desses imóveis à rede da Sanepar.

ABASTECIMENTO NA TEMPORADA– A Sanepar se prepara para a temporada de verão com ações ao longo de todo o ano. Entre os principais preparativos para garantir o abastecimento de água estão as substituições de trechos de tubulações de grande porte em pontos críticos utilizando-se materiais de maior resistência o que reduz a probabilidade de rompimentos.

Também foi feita a instalação de geradores de energia em todas as unidades de grande porte, para que a empresa possa continuar a produzir e distribuir água mesmo em situação de blackout de energia. A ocorrência de quedas de energia nas unidades de produção e de distribuição de água é o maior fator de risco para o abastecimento.

Outras ações são a execução de dragagens nos rios melhorando as condições de captação de água; a revisão de sistemas elétricos e mecânicos (bombas e motores); reforma e reparos em estações de tratamento de água; substituições de redes de baixo diâmetro para as de maior capacidade, aumentando a disponibilidade de água.

Estas ações conjuntas melhoram as condições de produção e afere segurança na distribuição, ou em caso de eventos não previstos melhoram sensivelmente o tempo de resposta. A essas ações se soma o uso responsável da água por parte da população, evitando desperdícios, reutilizando água de chuva, evitando-se lavar calçadas.

Além disso, há uma maior disponibilidade de caminhões pipas, que poderão atender agora de maneira mais rápida e eficaz em casos de urgência, serão dois caminhões em cada cidade balneário que poderão ser deslocados em caso de necessidade.

CONSUMO RESPONSÁVEL- Uma das principais orientações para o consumo responsável é saber usar a água tratada no horário de pico – das 10h às 18h. Neste período, a recomendação é para que a água seja utilizada prioritariamente para o preparo dos alimentos. Outra recomendação da Sanepar é cuidar da água das piscinas, evitando enchê-las no horário de pico e tratando a água, ao invés de descartá-la todos os dias.

A Sanepar também recomenda que os veranistas e moradores do Litoral procurem instalar caixas-d’água adequadas ao uso no imóvel – quanto maior a quantidade de pessoas ou mais frequente o uso de água tratada em um negócio, maior deve ser o reservatório de água. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica que cada imóvel tenha caixa-d’água de pelo menos 500 litros, para atender as necessidades dos moradores por 24 horas.

Galeria

  • Créditos: AEN
  • Créditos: AEN