Notícias

Estrada ecológica do Guaraguaçu será a rota do passeio ciclístico

Sanepar apoia passeio ciclístico em Pontal neste domingo

10/02/2017

Acontece neste domingo (12), o 1.º Passeio Ciclístico de Aventura Estrada Ecológica do Guaraguaçu, no município de Pontal do Paraná. O percurso de 20 km (ida e volta) começa às 8 horas e proporciona contato com a natureza e muita história local, com visitação ao sítio arqueológico do Sambaqui, forno de Caieiras e cemitério do Guaraguaçu.
 
A Estrada Ecológica do Guaraguaçu foi construída na década de 50, buscando ligar por terra o povoado de Pontal do Sul  a Paranaguá. A pavimentação da estrada foi feita com as conchas encontradas nos antigos sambaquis. No total, possui cerca de 26 km e vai até o Balneário de Pontal do Sul, margeando o rio Guaraguaçu.
 
O sítio arqueológico do Sambaqui possui acumulações sobrepostas de conchas, casadas de moluscos, ossos, restos de pesca e caça, cobertos por vegetação nativa. O Sambaqui do Guaraguaçu tem formato de cone, e de acordo com estudos, media cerca de 300 metros de comprimento, 10 metros de largura e 20 metros de altura. A área é de preservação ambiental e cultural.
 
Durante o passeio ciclístico, os participantes também poderão conhecer o artesanato local e provar o Café Caiçara do Guaraguaçu, com típicos da região, como bolos de aipim e banana, pães de aipim, abóbora e sementes e sucos naturais.
 
A organização orienta uso de equipamentos de segurança, roupas adequadas (calças e camisetas de mangas longas), filtro solar e repelente.
 
O percurso do 1.º Passeio Ciclístico de Aventura começa no entroncamento da Rodovia PR-407 e vai até a comunidade indígena Guarani M’bya. Para o passeio, está indicado o uso das bicicletas do tipo mountain bike e recomenda-se evitar circular de bicicleta pela rodovia.
 
Interessados devem se inscrever no site da Prefeitura de Pontal do Paraná: www.pontaldoparana.pr.gov.br
 
As vagas são limitadas e é preciso levar um quilo de ração no dia do evento. O Café Caiçara custa R$20,00.
 
A atividade está sendo promovida pela Prefeitura do Município de Pontal do Paraná e  Conselho Paranaense de Mobilidade (Conciclo), com apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Copel, TV E- Paraná, Polícia Militar, Detran-PR e Governo do Estado do Paraná.

Galeria

  • Estrada ecológica do Guaraguaçu será a rota do passeio ciclístico