Notícias

Sanepar apoia talentos olímpicos do Paraná

04/08/2011

O Governo do Paraná assinou na quinta-feira (4) contratos de apoio a 250 atletas paranaenses com potencial olímpico, dentro do Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016). Os esportistas recebem apoio da Sanepar e Copel. A intenção do programa é preparar futuros competidores de 34 modalidades olímpicas e 14 paraolímpicas que possam representar o Paraná em diversas competições, inclusive nas Olimpíadas. Os beneficiados receberão bolsas de R$500 por mês até o final do ano, com possibilidade de renovação. “Queremos identificar e reter no Estado os bons talentos, incentivar a prática esportiva, a profissionalização e apoiar as instituições que trabalham com os atletas. É uma forma de investir na inclusão social também”, disse o governador Beto Richa durante a cerimônia de assinatura dos contratos.

Para o campeão de maratonas Vanderlei Cordeiro de Lima, presente no evento, as bolsas devem ajudar os atletas a permanecerem no Paraná. “Por falta de apoio, eu tive que sair do estado. Mas, quem recebe a bolsa hoje pode ter um futuro diferente”. Vanderlei disse que os bolsistas podem se sentir privilegiados. “Não desperdicem a oportunidade que estão recebendo. O segredo está em não desejar ser apenas mais um atleta, mas ser o atleta, em saber que existirão obstáculos e que é preciso se esforçar para supera-los”, disse o campeão.

Representando a Sanepar, esteve o diretor administrativo da Companhia, Antonio Hallage, para quem é importante lembrar o caráter transformador do esporte. Hallage falou da satisfação da empresa em apoiar os talentos olímpicos, retendo os bons atletas no Paraná. Para os atletas, Hallage pediu empenho para alcançarem bons resultados. “Nos seus uniformes vocês levam o escudo do Paraná e as logomarcas da Sanepar e da Copel. Lembrem do valor que esses símbolos representam quando estiverem lutando pelas conquistas esportivas”, disse.

Entre os 50 atletas apoiados pela Sanepar, está Bianca Gonçalves Ribas, que teve paralisia infantil ao nascer e hoje pratica boccia. “É a primeira vez que vamos receber apoio. Esses 500 reais vão ajudar na alimentação e no transporte da Bianca”, conta a mãe, Luciana Márcia Gonçalves, que, por conta de cuidar da filha com deficiência não pode trabalhar. Bianca mora em Curitiba, estuda na Associação de Deficientes Físicos do Paraná, e, aos 17 anos, treina quatro vezes por semana. Sua aptidão foi reconhecida em 2009, quando ela participou de uma competição entre atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde então, Bianca não parou mais. Participou de várias competições e em 2010 ficou com o 2.º lugar no Campeonato Paranaense. “O esporte me eu muitas oportunidades, me levou para muitas cidades diferentes. Em 2016, eu quero conhecer o Rio de Janeiro e trazer de lá uma medalha de ouro”, diz.

Com 11 anos, Ana Bruna Cabral, promessa do hipismo, é outra atleta que receberá a bolsa. De Foz do Iguaçu, ela treina desde os 5 anos de idade e também pela primeira vez recebe apoio para o esporte. “Não podíamos deixar que a Ana perdesse esse talento, então deixamos de fazer muitas coisas para que ela pudesse treinar”, diz a mãe Maria Helena. Ana treina cinco vezes por semana e se diz muito esperançosa. “Nunca quero parar com o hipismo. Meu sonho é chegar às olimpíadas para ganhar”, diz.







Galeria