Notícias

Sanepar apresenta ações de ODS para delegação internacional da OCDE

07/08/2019

Evento marcou início do trabalho conjunto entre Governo do Paraná e OCDE para acelerar implementação dos ODS

A Sanepar participou da agenda da delegação internacional da Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no Paraná nesta semana. O Governo do Paraná e a OCDE começam a trabalhar em conjunto para acelerar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030. 

Durante três dias, a missão entrevistou técnicos de diversas secretarias, autarquias e empresas públicas, representantes das prefeituras de Curitiba, Araucária e Ubiratã, empresários, entidades de classe e movimentos da sociedade civil. O Paraná é o único Estado brasileiro integrante do grupo de trabalho e apenas o segundo da América do Sul, atrás da Província de Córdoba, na Argentina.

Na segunda-feira (5) o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, participou da sessão de abertura dos trabalhos técnicos do Programa Abordagem Territorial do Programa ODS. O vice-governador Darci Piana disse que o Governo estrutura todo o seu planejamento em função dos ODS. Ele prevê que os municípios terão crescimentos mais homogêneos e integrados à agenda de desenvolvimento sustentável.

Na terça-feira (6), a delegação da OCDE entrevistou o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, a coordenadora do Programa de ODS da Sanepar, Lucilene Moreira da Costa, e a coordenadora do Programa de Equidade da Sanepar, Paula de Azevedo Hamerschmidt. A equipe da Sanepar fez uma apresentação da empresa, com dados de atendimento com água e esgoto e dos programas que atendem aos ODS e, em seguida, responderam perguntas da OCDE.

ODS na Sanepar – O trabalho da Sanepar já atende ao ODS 6, que prevê o atendimento à população com água potável e saneamento, e ao ODS 3 (Saúde e Bem Estar), uma vez que os investimentos em saneamento impactam diretamente nos indicadores de saúde.

Mas a Sanepar tem ações que levam ao cumprimento de todos os ODS. Por exemplo, o ODS 5 (Igualdade de Gênero) levou a empresa a implantar o programa de Equidade de Gênero e Diversidade. Os Contratos de Programas com as prefeituras e os investimentos em obras cumprem o ODS 11 (Cidades Sustentáveis). Além disso, a empresa mantém muitos outros programas, ações e pesquisas que de forma transversal atendem a vários ODS, como os de números 7 (Energia limpa e acessível), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 10 (Redução da desigualdade), 12 (Consumo e produção responsável) e 4 (Vida na água).

Participaram os representantes da OCDE: Silvina Rivero, secretaria geral da Província de Córdoba; Stefano Marta, coordenador do Programa Abordagem Territorial da OCDE; Aline Matta, analista de Políticas da OCDE; e Joan Ferreiro, secretário de Fortalecimento Institucional da Província de Córdoba.
Além da Sanepar, foram entrevistados representantes do Cedes, Ipardes, Celepar, Paraná Cidades, TCE, Copel, BRDE e outras empresas.

A OCDE é uma organização internacional de 36 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado, que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas económicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais.

Galeria