Notícias

Painel com representantes da Sanepar

Sanepar apresenta experiências de gestão no Congresso da ABES

04/10/2017

Técnicos da companhia paranaense falaram sobre qualidade, gestão de riscos, nova Lei das Estatais e processos comerciais 
Técnicos de várias áreas da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentaram a experiência da empresa no segundo dia de Congresso ABES/FENASAN 2017. O evento, maior das Américas no setor do saneamento, está sendo realizado em São Paulo até a próxima quinta-feira (05).
No segundo dia, a participação da Sanepar abordou temas que estão em discussão no cenário nacional. A gerente da Assessoria de Governança Corporativa da Companhia, Priscila Marchini Brunetta, apresentou a experiência da empresa diante da nova Lei das Estatais e a adesão da Companhia ao nível 2 de Governança na B3. “É importante dividirmos essa experiência com o setor. Trabalhando com a nova Lei, nós já precisamos promover uma revisão no nosso regimento interno ”, afirmou Priscila.
Outro tema discutido no Congresso foi a implementação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) na Companhia. Os painelistas da Sanepar, Renato Mayer Bueno, gerente geral da Região Sudoeste, e Maria Angela Dumont Sargaço, responsável pelos processos de qualidade dentro da Sanepar, mostraram como a implantação do modelo melhora a eficiência dos processos internos. “O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, o PNQS, mobiliza toda a empresa para a implantação do modelo de excelência a um baixo custo para a Companhia”, afirmou Maria Angela. Para Renato Mayer, a implantação do modelo na região trouxe resultados positivos no que diz respeito à produtividade, à eficiência e à cultura interna. “A implantação do MEG na região Sudoeste começou em sistemas menores e fomos levando a experiência para os demais. Atualmente, a empresa inteira está trabalhando para implantação do modelo, motivada pelo reconhecimento trazido pelo PNQS”, disse o gerente durante sua explanação.
Durante a terça-feira também foram discutidos no Congresso temas das áreas comercial e gestão de riscos corporativos. O gerente da Unidade de Serviço Comercial e Marketing, Luiz Carlos Braz de Jesus, e o gerente de Controle Interno e Auditoria, Rafael Stec Toledo, participaram dos painéis.
O Congresso promoveu ainda uma competição entre operadores de Companhias de Saneamento. O sanepariano de Toledo, Júlio César Zanotto, venceu o desafio, sendo o campeão entre os operadores de empresas como a Copasa, Sabesp e Corsan.
O Congresso da ABES/FENASAN 2017 vai promover nesta quarta-feira (04) um painel entre presidentes de Companhias de Saneamento. O painel está marcado para as 14hs no Expo São Paulo.

Galeria

  • Painel com representantes da Sanepar
  • Estande da Sanepar
  • Estande da Sanepar
  • Gerente geral da Sanepar da Região Sudoeste, Renato Mayer Bueno
  • Responsável pelos processos de Qualidade da Sanepar, Maria Angela Sargaço
  • Gerente da Assessoria de Governança Corporativa da Sanepar, Priscila Brunetta
  • Estande da Sanepar
  • Júlio Cesar Zanotto, da Sanepar, venceu a competição entre operadores
  • Júlio César Zanotto, da Sanepar, venceu a competição entre operadores