Notícias

Sanepar apresenta impactos da estiagem no abastecimento de Toledo

21/03/2012

A estiagem prolongada que afeta várias regiões do Paraná provocou a perda de três dos nove poços que atendem o sistema de abastecimento de água de Toledo. Dois poços ficam no Jardim São Francisco e um no Jardim Porto Alegre. A informação foi repassada aos vereadores da cidade, na sessão ordinária da Câmara Municipal, pelo gerente geral da Sanepar Renato Mayer Bueno.

A perda no sistema de produção foi de 5,6 milhões de litros de água por dia, o que representa 25%, da capacidade total de produção de água. Ao mesmo tempo em que houve redução das vazões dos poços, também foi registrado um aumento considerável no consumo de água. “As altas temperaturas fazem com que a população utilize mais água. Em alguns dias, o consumo chegou a 30% acima da média”, diz Renato.

Em período normal, a estrutura que a Sanepar montou na cidade atende a demanda. O abastecimento é feito pelo Rio Toledo, responsável por 45% do atendimento, e por 9 poços, que completam os 100% no índice de cobertura com o sistema de abastecimento da cidade.

Novos investimentos – Em 90 dias será interligado um poço localizado junto à captação do Rio Toledo ao reservatório do Jardim Europa. A unidade deve produzir 120 mil litros de água por hora. Outro poço será implantado próximo da Vila Boa Vista. As duas unidades devem atender a demanda por um período de até 7 anos.

O gerente geral adiantou ainda que a Sanepar trabalha com um projeto global para ampliação do sistema de abastecimento da cidade. Estão projetados pelo menos mais três reservatórios: um no Jardim Europa, outro no Panorama e o terceiro no Jardim Coopagro. A empresa também estuda a implantação de uma nova captação no Rio Guaçu ou no Rio Lopei.

Até que as obras sejam implementadas, a população precisa dar a sua colaboração, usando racionalmente a água e priorizando o consumo para as necessidades de alimentação e higiene pessoal.


Dicas para reduzir o consumo de água

Para limpar a casa e o carro:
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxágüe do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, com um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

Na higiene:
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
 

Galeria