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Fábio, Rita, Celso e Nilton, gerentes de unidades premiadas da Sanepar

Sanepar apresenta melhores práticas em seminário do PNQS

22/11/2016

Evento terá encerramento na noite desta terça com premiação nacional de empresas de saneamento

Nesta terça-feira (22), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentou as melhores práticas de gestão desenvolvidas nas regiões de Toledo, Foz do Iguaçu, Cascavel, Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral no 19.º Seminário de Benchmark do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2016, na cidade de São Paulo.

O PNQS é um prêmio instituído em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) às empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. O PNQS se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade. Os gerentes das unidades da Sanepar que conquistaram o prêmio falaram sobre o diferencial de cada região.

O gerente regional de Toledo, Fábio Leal Oliveira, explicou como a implantação do Comitê da Qualidade, em 2015, contribuiu para consolidar e integrar as práticas da gestão da qualidade. Um exemplo foi a melhoria significativa no tempo de execução de serviços de manutenção de rede. Em 2013, 19,5% dos serviços eram executados fora do prazo. Em 2015, esse indicador caiu para 6,47% e, em outubro de 2016, para 2,9%.

O gerente regional de Foz do Iguaçu, Nilton Perez Mollinari, apresentou as ferramentas da Companhia para a melhoria do relacionamento com o cliente, como o site, o serviço de call center e o aplicativo para celular Sanepar Mobile. Ele detalhou também o funcionamento do Conselho de Clientes na região de Foz, que tem a participação de representantes da sociedade civil e de clientes. “No conselho, surgem demandas e necessidades que nos levam a adotar ações para atender melhor aos clientes”, disse. O resultado é que o índice de satisfação do cliente, na região, passou de 62,8% em 2013 para 86,5% em 2015.

A gerente regional de Cascavel, Rita Ivone Camana, destacou a Escola de Formação Continuada, instalada em 2013 para a área de esgoto, que tem disseminado conhecimentos sobre todas as fases do processo para os empregados do setor. “Agora, todos detêm conhecimentos plenos. A partir dessa escola, surgiram inovações que resultaram, por exemplo, na redução do uso de produtos químicos”, afirma.

O gerente geral da Região de Curitiba e Litoral, Celso Thomaz, atribuiu à adoção das práticas do Modelo de Excelência de Gestão (MEG) como fator determinante para a conquista dos prêmios pela Sanepar. “Além do MEG, contribuíram o planejamento participativo que leva ao comprometimento da força de trabalho para com os desafios e resultados e a estrutura organizacional da Companhia voltada à sinergia e à otimização dos processos.

PREMIAÇÃO - À noite, será realizada a cerimônia de premiação do PNQS 2016. As unidades da Sanepar de Toledo e da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral vão receber troféus Ouro Nível II. As de Foz do Iguaçu e Cascavel serão premiadas com os troféus Prata Nível II. Também serão premiadas as companhias estaduais de São Paulo (Sabesp), Sergipe (Deso) e Rio Grande do Sul (Corsan), a empresa municipal de Araraquara (DAAE) e a Odebrecht de São Paulo e da Bahia. A unidade da Sanepar de Umuarama recebeu, durante a tarde, a diplomação do Nível III.

Legendas:

1. Fábio, Rita, Celso e Nilton, gerentes de unidades premiadas da Sanepar

2. Público do evento do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, em São Paulo

Galeria

  • Fábio, Rita, Celso e Nilton, gerentes de unidades premiadas da Sanepar
  • Público do evento do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, em São Paulo
  • O gerente da unidade da Sanepar na região de Toledo fala do tempo de execucação dos serviços de rede
  • A gerente da unidade da Sanepar em Cascavel fala do Escola de Educação Continuada na área de esgoto
  • O gerente geral Celso Tomaz atribuiu à adoção das práticas do Modelo de Excelência de Gestão (MEG)
  • O gerente de Foz do Iguaçu, Nilton Perez Mollinari, apresentou as ferramentas para a melhoria do relacionamento com o cliente