Notícias

Sanepar apresenta tecnologias para tratamento de água e de esgoto

Sanepar apresenta tecnologias para tratamento de água e de esgoto

22/03/2018

Pesquisas desenvolvidas pela Companhia foram apresentadas em painéis com exemplos internacionais

As soluções e pesquisas da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para os processos de tratamento de água e de esgoto foram apresentadas em painéis especializados do Fórum Mundial da Água, em Brasília, na quarta-feira (21), pelo gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti.

O representante da Companhia participou do debate sobre inovações para melhorar a eficiência dos serviços de abastecimento de água, no Pavilhão de Portugal, em sessão promovida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa (LNEC – LIS). Além de Possetti, participaram da mesa Helena Alegre e Rafaela Mato, representantes do LNEC, e Carlos Roberto Gravina, da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), e José Luis Santos, pela Associação de Entes Reguladores de Água y Saneamento das Américas (Aderasa).

O gerente da Sanepar também proferiu palestra sobre a recuperação de energia a partir do lodo de esgoto no painel com o tema “Tratamento e tecnologias de reúso – Do limão à limonada: como a tecnologia está transformando e gerenciamento do lodo em oportunidade”. Foram apresentadas experiências do Brasil, da Jordânia, do Chile e da França. Possetti falou dos processos estudados e implantados no Paraná para o uso sustentável de subprodutos do processo de tratamento do esgoto, como o lodo e o biogás.

“A geração distribuída de energia elétrica e o aproveitamento do calor, para fins de secagem e higienização do lodo, são algumas iniciativas investigadas em nível conceitual e experimental e hoje já fazem parte de uma estratégia de aprimoramento do tratamento de esgoto no estado do Paraná”, explicou.

Possetti é doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com especialização em Fotônica em Engenharia e em Automação em Processos de Petróleo e Gás Natural. É graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica pela UTFPR e em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Na Sanepar, ele desenvolve e coordena projetos inovadores e sustentáveis, com foco em bioenergia e eficiência energética, incluindo a valorização energética de resíduos.

O Fórum Mundial da Água, maior evento sobre o tema no mundo, é realizado a cada três anos. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum busca encontrar, divulgar e debater soluções para o uso e gerenciamento de recursos hídricos, com sustentabilidade ambiental.

Galeria

  • Sanepar apresenta tecnologias para tratamento de água e de esgoto
  • Sanepar apresenta tecnologias para tratamento de água e de esgoto
  • Sanepar apresenta tecnologias para tratamento de água e de esgoto
  • Sanepar apresenta tecnologias para tratamento de água e de esgoto