Notícias

Milhares de pessoas passaram pelo espaço da Sanepar

Sanepar atrai milhares de visitantes no Show Rural Coopavel

05/02/2016

O estande da Sanepar no Show Rural Coopavel 2016 registrou número recorde de visitantes. Mais de mil pessoas por dia passaram pelo espaço, indicando que as questões ambientais não estão restritas aos espaços urbanos. Agricultores de diversas regiões do Estado e do País se mostraram interessados em saber mais sobre preservação ambiental, separação do lixo e uso racional da água. Esta é a 28ª edição do evento, um dos maiores da América Latina no setor de  agronegócio.

Álvaro Marques Cavalheiro e Adevanir Alanis percorreram mais de 300 quilômetros para conhecer as novidades do agronegócio. Os dois agricultores de Nova Esperança, na região Noroeste do Estado, conheceram o espaço da Sanepar. Álvaro achou muito interessante ver a representação do processo de produção da água tratada. Já seu colega Adevair disse que anda preocupado com o que a humanidade está fazendo com o planeta. “É preciso ter consciência de que a educação começa dentro de casa. Se cada um fizer a sua parte, teremos a certeza de um futuro melhor”.

A agricultora Neusa Ferreira de Oliveira, de Três Barras do Paraná, também visitou as atrações da Companhia. Ela disse que com o plantio de árvores conseguiram recuperar em sua terra uma nascente que tinha secado. “É muito importante o trabalho de educação ambiental. Se todos tiverem responsabilidade sobre suas ações, o meio ambiente estará melhor. Na nossa propriedade conseguimos comprovar que a proteção da água depende muito da reposição da mata ciliar”.

As ferramentas de educação ambiental utilizadas pela Sanepar no Show Rural foram o ônibus EcoExpresso, a esteira que simula a separação do lixo e a maquete de uma estação de tratamento de água. No EcoExpresso, os vistantes podem visualizar o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado, por meio de uma grande maquete instalada na parte interna do ônibus. Na esteira de separação de lixo, as pessoas apreendem que destinar de forma correta os resíduos sólidos é uma atitude consciente em relação ao meio ambiente e que contribui para preservar os mananciais de abastecimento. Com a maquete de uma estação de tratamento de água, os visitantes podem acompanhar todas as etapas pelas quais a água passa até chegar nas residências com a qualidade garantida.

Galeria

  • Milhares de pessoas passaram pelo espaço da Sanepar
  • A grande maquete ambiental mostrou o percurso da água do rio ao rio
  • Neusa diz que é possível proteger a água com o plantio de árvores
  • – Álvaro e Adevanir conhecendo as fases do tratamento da água