Notícias

Sanepar aumenta reservação de água em Palmas

01/07/2011

A Sanepar está executando em Palmas, Sudoeste do Estado, novas obras para melhorar o sistema de abastecimento de água. Dois reservatórios irão aumentar o armazenamento em 1 milhão de litros, cerca de 40% da reservação atual.

Os reservatórios estão sendo construídos nos bairros Lagoão e Alto da Glória, com capacidade de 500m3 cada. Também fazem parte do projeto melhorias na Estação de Tratamento de Água e o assentamento de aproximadamente três mil metros de rede, para reforçar a tubulação. O total de investimentos será de R$ 1.654.426,46, com recursos próprios da Sanepar e do Governo do Estado.

De acordo com o diretor de Investimentos, João Martinho Cleto Reis Junior, a Sanepar está empenhada em atender as demandas dos 344 municípios que atende hoje no Paraná. “Com a conclusão desta obra em Palmas, por exemplo, vamos resolver o problema de reservação, suprindo a atual demanda”, afirma.

Palmas tem 100% da população atendida com água tratada e 60% com coleta e tratamento de esgoto. Possui uma população urbana de cerca de 40 mil habitantes e é a segunda maior cidade atendida pela unidade regional da Sanepar de Pato Branco.

Reservatório Domiciliar

Técnicos da Sanepar lembra que cada residência precisa ter um reservatório domiciliar. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através da norma de "Instalação predial de água fria" NBR 5626/1998 diz que o "reservatório para uso doméstico deve ter no mínimo o necessário para 24 horas de consumo normal do edifício, sem considerar o volume de combate a incêndio".

O reservatório deverá ser suficiente para no mínimo um dia de consumo, sendo responsável pelo abastecimento em casos de eventuais paradas no abastecimento devido a limpezas de rede, rompimento de tubulações e outras eventualidades, como a que aconteceu recentemente quando fortes chuvas alagaram a captação de água no rio Caldeiras prejudicando o abastecimento.

Além disso, os moradores também devem ficar atentos a limpeza da caixa d´água que deve ser feita, pelo menos, a cada seis meses evitando contaminação da água tratada que chega até as residências.


Os reservatórios estão sendo construídos nos bairros Lagoão e Alto da Glória, com capacidade de 500m3 cada


 

Galeria