Notícias

Sanepar busca água a 900 m de profundidade e amplia abastecimento em Londrina

26/10/2011

Moradores da região Norte de Londrina começaram a receber nesta quarta-feira (26) água de dois novos poços da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), perfurados a 900 metros de profundidade no Aqüífero Guarani. São os dois maiores poços da companhia no Paraná e vão produzir 17,3 milhões de litros de água por dia, um acréscimo de 10% na produção da Sanepar em Londrina. Para perfurar e integrar os poços, a Sanepar investiu R$ 15 milhões.
"Londrina e Cambé são duas das cidades onde mais cresce o consumo de água no Estado e a empresa está se preparando para atender a essa demanda com investimentos permanentes e de grande porte", afirma o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. Até 2014, a empresa prevê investir R$ 75 milhões nos sistemas de água e esgoto dos municípios, que têm 630 mil habitantes.
O sistema integrado da Sanepar que abastece Londrina e Cambé tem captações no rio Tibagi, no ribeirão Cafezal e em poços no Aquífero Serra Geral. Com os novos poços no Guarani, que funcionarão em fase de testes nos próximos 15 dias, a produção de água nos municípios passará dos atuais 190 milhões para 207 milhões de litros de água por dia.
Foram implantados 9,2 km de tubulações para interligar os poços, que margeiam o ribeirão Jacutinga, com os centros de reservação Semíramis, Vivi Xavier e Norte. Também foi construída uma unidade de tratamento para correção de pH, desinfecção e resfriamento da água.
O Sistema Guarani Norte é o primeiro empreendimento da Sanepar no Paraná a usar tecnologia para resfriamento. A água chega na superfície com uma temperatura de 50 graus e, antes de ser tratada e distribuída, passa por torre de resfriamento, que reduz a temperatura para 27 graus. Na estação de tratamento, a água é desinfectada com cloro gasoso e o pH é reduzido de 9,7 para 7,0.
Nos próximos dois anos, o Sistema Guarani Norte oferecerá a infra-estrutura necessária para acompanhar o crescimento projetado para Londrina e Cambé. “Estamos trabalhando no limite, administrando inclusive o excesso de consumo nos dias mais quentes. Com a operacionalização desses poços, melhoramos a oferta de água, mas ainda vamos continuar investindo em novas obras de ampliação do sistema”, diz o gerente geral da Sanepar na região Nordeste, Paulo Kishima.

Tecnologia e preservação - O químico Agenor Zaperlon, gerente do Processo Água na Sanepar, afirma que a água dos poços é de excelente qualidade para o consumo. A redução da temperatura é necessária para atendimento da portaria 518 do Ministério da Saúde, sobre o sabor e odor do produto entregue ao consumidor. “A alta temperatura interferiria em aspectos físicos e químicos da água, inclusive no sabor e no odor”, explica Zaperlon. “A Sanepar trabalha para que a água tenha qualidade 24 horas por dia e possa ser bebida direto da torneira.”
O Aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores aqüíferos do mundo, com uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados no Brasil, no Paraguai, no Uruguai e na Argentina. A maior parte (840 mil quilômetros quadrados) está no Brasil, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. São estados privilegiados, que também carregam a responsabilidade de preservar esse imenso manancial.

Panorama da Estação de Tratamento de Água Guarani

Galeria