Notícias

Sanepar capacita encanadores em Salto do Lontra

03/03/2016

Mais de 30 profissionais se inscreveram para as aulas que preparam os trabalhadores para fazer interligação na rede de esgoto

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promove nesta sexta-feira (4) curso de capacitação técnica para profissionais autônomos que atuam na área da construção civil, como pedreiros e encanadores, em Salto do Lontra, no Sudoeste do Estado. As aulas terão início às 8h15, no Clube de Idosos Renascer, na Rua Castelo Branco, s/n, próximo da rodoviária, no centro da cidade. A capacitação terá 8 horas de duração.

A assistente social da Sanepar Marilúcia Cyrino Rodrigues explica que o foco principal do curso é a padronização da interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto, uma vez que na cidade foram executadas e estão em fase de finalização obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. “Com essa capacitação, os profissionais ficam aptos a fazerem o serviço de forma correta e assim evitar transtornos futuros como o refluxo do esgoto para dentro dos imóveis ou na rua”, afirma Marilúcia. O refluxo ocorre se a água da chuva for ligada à rede de esgoto. E se ocorrer o contrário, a ligação do esgoto da casa na galeria pluvial, causa dano ambiental.

O treinamento, que no primeiro dia de inscrições já teve 30 profissionais inscritos, está sendo realizado em parceria pela Sanepar, Agência do Trabalhador e Prefeitura de Salto do Lontra. O gestor ambiental da Sanepar, Danielison Pinto, diz que o curso possibilita também a geração de emprego e renda. “Além do aperfeiçoamento profissional, a capacitação prepara as pessoas sobre as questões ambientais envolvidas no exercício da profissão”, afirma o gestor.

O conteúdo do curso prevê ainda orientações sobre o uso racional da água, processos de tratamento de água e esgoto, noções socioambientais, verificação e identificação de vazamentos nos imóveis, noções e práticas de instalações hidrossanitárias e limpeza de caixa-d'água.

Os profissionais capacitados recebem certificado de participação e terão seus nomes cadastrados na Agência do Trabalhador para serem indicados quando a população solicitar serviços profissionais dessa área.

Galeria