Notícias

Encontro de capacitação promovido pela Sanepar em Fernandes Pinheiro reuniu mais de 30 participantes

Sanepar capacita operadores de sistemas rurais da região de Irati

23/03/2017

Participantes receberam orientações sobre gestão do sistema, tratamento da água, organização comunitária e proteção dos recursos hídricos

Uma iniciativa da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) reuniu na quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, operadores de sistemas rurais de abastecimento de mais de 30 localidades dos municípios de Fernandes Pinheiro, Irati e Teixeira Soares. O encontro ocorreu em Fernandes Pinheiro e teve o apoio das prefeituras dos três municípios.

“Nós temos feito essas capacitações e treinamentos, eventualmente a pedidos das prefeituras ou por iniciativa da própria Sanepar, tentando agregar, quando possível, mais municípios, como neste caso”, explica o gerente de Pequenas Comunidades da Sanepar, Igor Rush. Segundo ele, o objetivo é capacitar as comunidades, preferencialmente, pessoas que estão à frente dos sistemas e gestores das associações, e até mesmo os técnicos da própria prefeitura, para que também possam ser disseminadores de conhecimento para as comunidades”, explica.

De acordo com Rush, ao logo de 35 anos de saneamento rural no Paraná, já foram implantados mais de 2 mil sistemas rurais de abastecimento. “Infelizmente nem todos continuam em funcionamento, justamente pela dificuldade que as comunidades muitas vezes encontram em gerir e manter o sistema. Por isso fazemos eventos de capacitação, como forma de contribuir e evitar que isso aconteça”, cita.

No treinamento, a equipe técnica da Sanepar repassou aos participantes informações sobre os processos para a viabilização e implantação do sistema de abastecimento rural, elaboração de projetos e composição dos sistemas. Também foram abordadas noções sobre poços, como tipos, critérios para perfuração e manutenção, eletromecânica, tratamento da água e organização comunitária para a gestão do sistema.

Estratégias para a preservação dos recursos hídricos e a importância do tratamento da água para a qualidade de vida e o combate às doenças também foram trabalhados, assim como orientações sobre fossas sépticas e formas de tratamento de esgoto, como por exemplo o tratamento por zonas de raízes.

A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Kufener Schuck, reforçou a importância do consumo da água tratada, confiando na sua qualidade, e do compromisso das comunidades rurais para manterem seus sistemas operando.

Jackson Machisnki, responsável pelo sistema de abastecimento da comunidade rural de Rio Corrente, município de Irati, aproveitou bastante os conhecimentos adquiridos na capacitação. “Estou assumindo agora a gestão do sistema. Foi muito bom participar para ter uma ideia melhor de como funciona, o que é preciso fazer e por que é melhor usarmos a água tratada. Também é muito bom um encontro assim para tirar dúvidas com quem entende do assunto e trocar experiências com colegas de outras comunidades que passam pelos mesmos problemas que enfrentamos”, conclui.

Galeria

  • Encontro de capacitação promovido pela Sanepar em Fernandes Pinheiro reuniu mais de 30 participantes
  • Encontro de capacitação promovido pela Sanepar em Fernandes Pinheiro reuniu mais de 30 participantes