Notícias

Barragem do Rio Iraí, em Piraquara

Sanepar comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

29/05/2013

Com a participação da população e dos empregados, iniciativas vão levar informações sobre a importância do uso racional da água

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai participar das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente em diversas cidades do Estado. A data é comemorada no dia 5 de junho, mas a programação se estenderá ao longo da semana e, em alguns locais, em outras datas do mês de junho. A programação envolve as unidades da Companhia, com a participação dos empregados, escolas públicas, universidades e a população em geral.

A data, instituída pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1972, em Estocolmo, tem por finalidade alertar a população sobre temas ligados à proteção e preservação ambiental. Os eventos irão reforçar a importância dos cuidados com a água, um dos quatro pilares do saneamento básico, que inclui também: esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Um passeio ciclístico vai movimentar a cidade de Maringá. Em Paranavaí, será inaugurada uma trilha ecológica na captação de água da Sanepar na cidade. Peças de teatro com a temática ambiental serão apresentadas em Francisco Beltrão e em Cascavel. O programa Se Ligue na Rede estará no estande da Sanepar em Pato Branco. Também nesta cidade, oficinas de Saneamento Ambiental serão oferecidas a estudantes do ensino técnico. Em Carambeí, haverá exposição sobre as ações socioambientais da empresa. Temas importantes serão debatidos em fóruns, seminários e palestras que ocorrerão em universidades. Os empregados participarão de cursos de reciclagem e de edições do Ecoprosa, debate voltado aos empregados da Sanepar.

As festividades pelo Dia do Meio Ambiente começaram no último final de semana, com Caminhada Ecológica em Umuarama e a Feira de Serviços em Altônia, onde a Sanepar apresentou o programa Se Ligue na Rede, que orienta a população sobre os benefícios da implantação da rede coletora de esgoto e a importância da correta ligação domiciliar.

Veja a programação pelo Paraná:

Maringá - Nos dias 7 e 8, em Maringá, será realizado o 2.º Fórum de Bicicletas da cidade, com o debate de temas que despertem nos participantes a necessidade de mudança de atitude e hábitos diários para o bem-estar da comunidade em geral. O fórum será no Sesc (Serviço Social do Comércio), na Avenida Duque de Caxias, 1517. Na sexta-feira (7), o evento começa às 19h e no sábado (8) será durante todo o dia. A programação do fórum pode ser acessada pelo site: www.ecobikemaringa.com.br.

No domingo (9), será possível colocar em prática a teoria do fórum. Aproximadamente 700 pessoas vão pedalar pelos parques da cidade em mais uma edição do Ecobike, que foi criado por um grupo de saneparianos de Maringá, há quatro anos. Numa parceria entre a Sanepar, o Sesc e o grupo Pedala Maringá, entre outros parceiros, o Ecobike mobiliza os maringaenses e divulga um meio sustentável de locomoção na cidade, integrando as pessoas ao movimento socioeducativo e saudável. Esse ano, o mote é a mobilidade urbana. A largada e a chegada serão na Sanepar, na Avenida Pedro Taques, no Jardim Alvorada. No percurso, estão o Parque Ingá, Bosque dos Pioneiros, Parque do Japão, Horto Florestal e Bosque das Grevílleas.

O Ecobike foi criado por um grupo de saneparianos de Maringá, em 2009, que optaram pela bicicleta como transporte para ir até o trabalho. Aos poucos, outros colegas da Sanepar aderiram ao movimento. Da dupla paixão, pela bicicleta e pela empresa, foi criado o passeio ciclístico Ecobike. “O que começou despretensiosamente com um grupo de saneparianos, hoje é um evento municipal que reúne mais de 700 participantes. No Ecobike, já realizamos circuitos na captação de água do Pirapó e em outros roteiros”, destaca o engenheiro Alinor Rodrigues Júnior, um dos organizadores do Ecobike Maringá.

Outro evento em Maringá, que também conta com a parceria com o Sesc e a Universidade Estadual do Paraná (UEM), é o Seminário de Sustentabilidade Urbana, nos dias 12 e 13 de junho, no Anfiteatro Aderbal Sampaio, da Universidade. Nos dois dias, sempre a partir das 19h30, estão agendadas palestras sobre corredores ecológicos da biodiversidade, fauna silvestre em áreas urbanas, saneamento urbano e construções sustentáveis. Todas as palestras terão mediadores e palestrantes de renome ligados às instituições acadêmicas do Paraná. Entre os mediadores está o sanepariano e professor Lorenzo Cassaro, da Diretoria de Meio Ambiente.

Paranavaí – No município de Paranavaí, a programação inicia no dia 5, com a inauguração da trilha ecológica, na captação de água da empresa. A trilha de pequeno impacto tem placas de identificação e permeia o lago onde a Sanepar capta a água para o abastecimento público. No período da tarde, estudantes da Escola Dacia Figueiredo Fortes vão percorrer a trilha, ao mesmo tempo em que debaterão sobre atitudes corretas para a preservação do meio ambiente e da água.

Na tarde de quinta-feira (6), empregados participarão do curso de reciclagem, promovido pelo Sesc. Durante todo o sábado (8), haverá o Paradão Ambiental, no calçadão, no centro da cidade. O objetivo é provocar a reflexão sobre a importância do meio ambiente e sua preservação, buscando a valorização e a conscientização sobre a importância do saneamento básico na vida em sociedade.

Na sequência, nas noites dos dias 10, 11 e 12 de junho, está programada a Semana Ambiental, na Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (Fatecie). O evento organizado pela empresa e o Sesc terá três palestras - uma sobre doenças hídricas; outra sobre o novo Código Florestal e sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. No dia 20, no Teatro Municipal, será realizado o Seminário Ambiental, com exposição de trabalhos acadêmicos, desfile com roupas confeccionadas com recicláveis, como garrafas pet, papelões, jornais, entre outros materiais.

Francisco Beltrão – Em Francisco Beltrão, os eventos iniciam na terça-feira (4). A Associação Comercial e Industrial da cidade abriu a pauta da reunião semanal para que a Sanepar apresente os procedimentos adequados na execução das ligações domiciliares de esgoto. Os técnicos da empresa vão explicar sobre o padrão normativo e os procedimentos técnicos como instalação de caixas de gordura. “A ligação executada de forma adequada evita danos no sistema de coleta e tratamento e transtornos e prejuízos aos usuários dos serviços”, explica o gerente regional, Celço Arisi, que irá fornecer aos empresários um panorama sobre os investimentos que a Sanepar está fazendo na cidade. A reunião está marcada para as 8h, na sede da Associação.

Na quarta-feira (5), a peça teatral O Gato de Botas e a Fada da Saúde irá abordar as questões ambientais junto aos alunos da Escola Estadual Leo Flach, no Bairro Padre Ulrico, que está recebendo as redes coletoras de esgoto. A apresentação inicia às 9h30. A Sanepar já programou mais duas apresentações da peça, direcionadas à comunidade escolar, para o dia 17 de junho. Os espetáculos serão exibidos nesta data às 9h30 e às 15h30, no Espaço da Arte.

Pato Branco – As comemorações serão feitas em parceria pela Sanepar, Prefeitura de Pato Branco e a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, das 9h às 16h, no dia 5 de junho. No estande da Sanepar, estarão em foco o programa Se Ligue na Rede, que busca orientar a população sobre a obrigatoriedade e a forma adequada da execução da ligação dos imóveis ao sistema de coleta e tratamento do esgoto. A Sanepar está executando 13 quilômetros de redes coletoras de esgoto no bairro Alvorada e no Jardim Floresta. Estão sendo investidos R$ 1,4 milhão para atender a reivindicação dos moradores dos dois locais.

No mesmo espaço, serão divulgadas as ações do projeto Fundo Azul, que está sendo executado na bacia do Rio Pato Branco, manancial de abastecimento da cidade. O projeto contempla a readequação de cerca de 4 quilômetros de estradas rurais e o monitoramento da quantidade de sólidos que são arrastados para dentro do manancial. O trabalho tem um custo estimado de R$ 158 mil, divididos entre o município, a Sanepar e a UTFPR.

Cascavel – A programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente terá início na próxima quarta-feira (5), em Cascavel. As atividades serão direcionadas aos clientes que buscarem atendimento no escritório de atendimento ao público, na Rua São Paulo, e aos alunos da Escola Francisco Vaz de Lima, na Região Norte da cidade, que está sendo contemplada com a implantação das redes coletoras de esgoto.

Das 8h às 16h30, os clientes da Sanepar vão receber orientações e informações ambientais. Os gestores ambientais irão dispor de materiais e filmes relacionados ao meio ambiente, à preservação dos recursos naturais, ao consumo consciente, à destinação adequada do lixo, entre outros.

Na quinta-feira (6), às 20h50, a Sanepar fará palestra aos alunos do curso de engenharia civil da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). O fiscal ambiental Danielison Pinto vai repassar noções básicas de saneamento ambiental, passando pelo tratamento da água e do esgoto, pela padronização das ligações, pelos prejuízos que uma ligação inadequada pode causar aos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário. Outro assunto em pauta será a legislação que regula o setor de saneamento e também o de serviços de interligação dos imóveis. O evento será realizado no anfiteatro da FAG.

O encerramento das atividades da Semana de Meio Ambiente estará a cargo do Grupo de Teatro Reciclei e Recicleo. A equipe, especialmente contratada pela Sanepar, fará abordagem lúdica com cerca de 400 alunos da Escola Francisco Vaz de Lima, no Jardim Interlagos. Os atores irão chamar a atenção dos estudantes sobre a importância dos serviços de saneamento para o crescimento da cidade, abordando os temas água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. A apresentação está marcada para as 13h15 de sexta-feira (7), na Avenida Interlagos.

Ponta Grossa e região – Entre os dias 3 e 7 de junho, a Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar irá desenvolver, em parceria com o Colégio Estadual Júlio Teodorico em Ponta Grossa, as primeiras atividades do projeto “Água nossa de cada dia”. Idealizado pela professora de Ciências, Margarete Munhoz, o projeto abordará o ciclo da água, com a parceria da Sanepar.

De acordo com a gestora em educação socioambiental, Luciana Garcia, a Sanepar integrará o projeto realizando o ciclo do rio ao rio com os alunos. “Eles conhecerão a captação, no Rio Pitangui, o tratamento da água na estação e o consumo consciente. Também conhecerão um pouco da história da cidade no Ecomuseu do Saneamento. Por meio de uma oficina, será abordado também o trabalho por bacias hidrográficas e, para encerrar, faremos uma visita à estação de tratamento de esgoto Gertrudes, no bairro Shangrilá”, detalha Luciana.

Além das visitas em campo, que terão 4 horas de duração, a proposta combina atividades pedagógicas a ser desenvolvidas em sala de aula. Iniciando com turmas do 9.º ano, o projeto é interdisciplinar e terá continuidade nos meses que seguem, sendo direcionado aos alunos do 6.º ao 9.º ano do Colégio Estadual Júlio Teodorico.

As atividades se estenderão por todo o mês de junho. Entre elas, destaque para as Oficinas de Saneamento Ambiental, que abordarão os temas água, esgoto e resíduos para estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente. No dia 5 de junho, a Sanepar participará, em Carambeí, em conjunto com a Prefeitura Municipal e outras empresas, de uma exposição sobre as ações socioambientais da empresa, na Praça Cívica.

No mesmo dia, os empregados de Telêmaco Borba participarão do Ecoprosa sobre gestão de bacias hidrográficas. No dia 6, em União da Vitória, serão realizadas atividades de educação socioambiental com alunos da rede municipal de ensino e atividade com os funcionários da Sanepar.

No dia 7, o Ecoprosa será com os empregados da Unidade de Serviço de Projetos e Obras, em Ponta Grossa, tendo como tema o Programa Ecocidadão. No dia 8, a Sanepar integrará o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (Muteco), em Ponta Grossa, apresentando o programa Se Ligue na Rede no Parque Ambiental. No dia 14, em Arapoti, a Sanepar participará do evento “O que eu posso fazer para mudar o mundo”, no Colégio Positivo.

 

 

 

Galeria

  • Barragem do Rio Iraí, em Piraquara