Notícias

Uma estação de transbordo está sendo construída para auxiliar na interligação de dois novos poços

Sanepar conclui em Medianeira nova etapa do sistema de água

08/05/2019

Investimentos são de mais de R$ 2 milhões para garantirprodução deágua paraque acompanhe o crescimento da cidade

A Sanepar conclui nesta semana a interligação da adutora que faz a conexão entre a estação de transbordo e o reservatório de água tratada do Jardim Belo Horizonte, em Medianeira. Para isto, será necessário assentar cerca de 700 metros de tubulação de grande porte e interromper, na quinta-feira (9), o abastecimento de água por cerca de 8 horas em diversos bairros da cidade.

A interligação faz parte de um conjunto de obras que irá incrementar mais 100 mil litros por hora ao sistema de abastecimento de água. Para colocar em operação este sistema, foram perfurados dois poços tubulares profundos, um com vazão de 65 m³ por hora e outro com 35 m³ por hora e uma casa de química. Mais de 2 km de adutoras (tubulação de maior porte) foram assentadas para conectar os poços a uma estação elevatória (unidade de transbordo) e, desta estação, até o reservatório de água tratada para finalizar a distribuição da água para as casas.

Essas obras têm investimentos de R$ 2,13 milhões. O gerente regional da Sanepar Nilton Perez destaca que a obra atende ao crescimento da população de Medianeira. “A Sanepar tem compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da cidade que é garantir o fornecimento adequado de água tratada e de qualidade”, afirma.

A construção da estação elevatória está sendo considerada a etapa mais complexa da obra, pois envolveu detonação de rocha. O conjunto de bombas da estação elevatória terá a capacidade para transportar a água captada nos dois poços e deve ficar pronta até julho deste ano.

Galeria

  • Uma estação de transbordo está sendo construída para auxiliar na interligação de dois novos poços
  • Obras irão incrementar o sistema de captação de água que hoje é realizado no Rio Alegria
  • Interligação será realizada no reservatório do Jardim Belo Horizonte