Notícias

Sanepar conquista mais um prêmio nacional

15/12/2010

A Sanepar conquistou mais um prêmio nacional. Desta vez, foi concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, que promoveu a Chamada Pública, para identificar as práticas inovadoras de revitalização das bacias hidrográficas em todo o Brasil que vêm sendo implementadas em todo o Brasil.

A Sanepar obteve o primeiro lugar, na categoria Educação Ambiental, com o projeto Educação Socioambiental em Saneamento como Ferramenta para a Revitalização da Bacia do Rio Palmital, Região Metropolitana de Curitiba. A prática retrata todo o processo de educação e intervenção socioambiental e o envolvimento comunitário na ação integrada de governo desenvolvida na Vila Zumbi dos Palmares no período de 2004 a 2009.

O troféu e o certificado foram recebidos, em Brasília, pelo diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Erivelto Luiz Silveira e pelos empregados Ana Carolina Rubini Trovão e Junio Ferreira Lima. De acordo com Erivelto "a metodologia e o modelo de intervenção e de educação socioambiental que executamos na Vila Zumbi podem ser replicados em qualquer área de adensamento irregular, contribuindo assim para a recuperação de bacias hidrográficas, sejam elas mananciais, ou urbanas."

Objetivo do certame - O Ministério do Meio Ambiente lançou a Chamada Pública para apoiar e difundir práticas sustentáveis de conservação, manejo e de revitalização das bacias hidrográficas, por meio da implementação de pequenas intervenções, de cunho experimental e de baixo custo. Poderiam inscrever-se instituições municipais, organizações privadas, organizações não-governamentais e institutos de pesquisa, cujas atividades apresentem resultados mensuráveis e positivos em conservação e manejo de bacias hidrográficas.

A Sanepar concorreu, também, com o projeto Beira d´Água que visa recuperar e preservar as bacias hidrográficas contribuintes das barragens que abastecem Curitiba e Região Metropolitana. A área da barragem Piraquara II, que teve seu enchimento concluído em outubro de 2009 foi escolhida para a implantação do projeto Beira d´Água. Além do envolvimento da comunidade; do plantio de mudas de espécies nativas da região; e adequação das estradas e caminhos rurais, a principal contribuição do projeto, foi o manejo das águas, feito por meio da construção de terraços de base larga e construção de desníveis em diagonal, com área para escoamento e drenagem das águas de chuva.

Os projetos selecionados pelo Ministério foram apresentados durante seminário que precedeu a entrega dos prêmios. Erivelto destaca que esta premiação é o reconhecimento nacional da política socioambiental da Sanepar, que agora está entre as 12 melhores práticas do Brasil.

    

 

Galeria