Notícias

Sanepar conserta vazamento em Pontal

Sanepar conserta vazamento em Pontal

03/01/2017

A tubulação com vazamento é a mesma adutora de 500 milímetros que havia rompido na madrugada anterior

O vazamento em uma tubulação de grande porte em Pontal do Paraná levou equipes da Sanepar a campo na madrugada desta terça-feira (3). Mais de dez homens, uma máquina retroescavadeira e um caminhão foram mobilizados para o conserto, que iniciou às 4 horas e foi encerrado por volta das 9 horas desta manhã.

A tubulação com vazamento é a mesma adutora de 500 milímetros que havia rompido na madrugada anterior, segunda-feira (2). Através dela, é transportada mais da metade da água in natura que sai da captação do Rio das Pombas e chega à Estação de Tratamento de Água (ETA) Praia de Leste. Depois de tratada é que a água é distribuída para a população.

Com o rompimento, a ETA passou a receber a água do Rio das Pombas apenas por uma tubulação e a produção foi reduzida de 580 para 270 litros por segundo. A ETA Praia de Leste é fundamental para manter normalizado o sistema de abastecimento com água tratada das cidades de Matinhos e de Pontal do Paraná.

No momento, as equipes estão colocando a rede em carga, ou seja, abrindo os registros de forma gradual, a fim de evitar que a rede se rompa novamente.

O sistema de abastecimento de Matinhos e de Pontal do Paraná ainda conta com a ETA Matinhos, que produz 150 litros de água tratada por segundo. No entanto, com menos água sendo tratada, a pressão na rede de distribuição foi reduzida, o que pode causar desabastecimento em Albatroz, Canoas, Caravelas, Costa Azul, Currais, Betaras, Flamingo, Flórida, Gaivotas, Ipacaray, Ipanema, Marajó, Monções, Perequê, Praia Grande, Riviera, Santa Etienne, Shangrilá, Solimar e nas regiões vizinhas a estes bairros.

A Sanepar pede que a população utilize água de maneira racional, evitando desperdícios.

Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. A Sanepar lembra que, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

Para informações sobre abastecimento, consulte sempre o site da Sanepar ou o aplicativo para celular e tablet Sanepar Mobile. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Galeria

  • Sanepar conserta vazamento em Pontal
  • Sanepar conserta vazamento em Pontal
  • Sanepar conserta vazamento em Pontal