Notícias

O prédio do novo laboratório terá área construída de aproximadamente 4.300 m², divididos em três pavimentos

Sanepar constrói sede para novo Laboratório Central em Curitiba

18/03/2014

Unidade terá instalações modernas e equipamentos de última geração

A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar – está construindo, em Curitiba, a sede para o novo Laboratório Central. No prédio, localizado no Tarumã, serão instalados dois grandes laboratórios: o de água e o de esgoto, que precisam funcionar de forma independente. O Laboratório Central terá modernas instalações físicas e equipamentos de última geração para realizar todas as análises de água e de esgoto exigidas pela legislação. As obras deverão ser concluídas em 2015.

“A legislação, em relação às análises, mudou e os equipamentos também. O novo laboratório permitirá atender de maneira adequada as exigências legais com melhor tecnologia. Além disso, estamos executando uma obra com enfoque em aspectos de sustentabilidade, como o aproveitamento da água da chuva. Também estamos atentos para garantirmos mais segurança e conforto aos empregados que trabalharão no novo laboratório”, diz o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.

Com a nova unidade, a Sanepar vai internalizar a realização de todas as análises. Apenas com um tipo de análise, realizada por laboratório externo contratado, a redução de custos terceirizados será da ordem de R$ 4 milhões por ano. Deverão ser verificados aproximadamente 16 mil parâmetros de água por mês; 2.755 parâmetros de esgoto, que possibilitarão monitorar as bacias hidrográficas de captação e licenças de operação; 1.956 parâmetros para o controle da qualidade dos produtos químicos utilizados no tratamento da água e do esgoto e os dados para o controle da qualidade do lodo de tratamento de esgoto aplicado na agricultura.

Para cumprir o que estabelece o Ministério da Saúde (Portaria 2914) e as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o Laboratório Central terá a possibilidade de atender diversas especialidades técnicas, como a Cromatografia Gasosa – Agrotóxicos, Cromatografia Líquida – Toxinas de Algas, Hidrogeologia, Bacteriologia, Físico-Química de Água, Metais Pesados, Físico-Química de Esgoto, Cromatografia de Lodo de Esgoto, Vírus e Bactérias de Lodo de Esgoto, Metais Pesados de Lodo, Calibração e Homologação de Equipamentos, Análises de Produtos Químicos utilizados no tratamento e Laboratório de Pesquisa.

COMO SERÁ – O prédio do novo laboratório terá área construída de aproximadamente 4.300 m², divididos em três pavimentos. A edificação estará preparada para uso de água de reuso nas descargas dos banheiros e na irrigação do gramado e jardins. Toda a água de chuva será coletada e enviada para um sistema de tratamento, que será implantado futuramente.

O novo laboratório terá ainda um sistema de ventilação inteligente. Em vez de ar condicionado, haverá um sistema de filtração para o tratamento do ar, adequado a cada ambiente, de acordo com os gases e vapores existentes em cada espaço (contaminantes) e dentro do que estabelece a Norma Brasileira da Associação de Normas Técnicas (ABNT). Este moderno sistema será totalmente controlado por computador.

Os móveis serão feitos em material de alta resistência e com rodízios, o que permitirá compor e alterar os ambientes facilmente, conforme a necessidade. Para garantir a segurança dos profissionais, algumas das capelas de exaustão (equipamento de proteção coletiva) terão controle eletrônico.

O projeto preserva os espaços arborizados e integra a edificação às construções existentes, como a Estação de Tratamento de Água Tarumã, desativada e reformada para abrigar o Ecomuseu do Saneamento e o Centro de Tecnologia em Saneamento.

TODOS OS DIAS DO ANO – Para garantir a qualidade do produto que entrega à população, a Sanepar faz análises da água em todas as etapas do tratamento e também na rede de distribuição. O acompanhamento e controle são feitos todos os dias do ano.

Nas 631 localidades operadas pela empresa, em 2013, foram avaliados 132 mil parâmetros por mês, totalizando 14,3 milhões de análises de água no ano. Além do já existente em Curitiba, a Sanepar tem instalados laboratórios centrais em Londrina, Cascavel e Maringá e laboratórios operacionais em todas as estações de tratamento.

Galeria

  • O prédio do novo laboratório terá área construída de aproximadamente 4.300 m², divididos em três pavimentos
  • Localizado no Tarumã, serão instalados dois grandes laboratórios: o de água e o de esgoto
  • Com a implantação do novo laboratório, a redução de custos será da ordem de R$ 4 milhões por ano
  • O projeto preserva os espaços arborizados e integra a edificação às construções existentes, como a Estação de Tratamento de Água
  • As obras deverão ser concluídas em 2015