Notícias

Estação de tratamento e captação de água do Rio Cascavel - Crédito: Adelir Trentin Júnior

Sistema de abastecimento de Cascavel passa por nova etapa

27/03/2020

Obras elétricas preparam o sistema para receber a água do Rio São José ainda neste ano

Para dar continuidade às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Cascavel, a Sanepar executará mais uma etapa do projeto da nova captação de água do Rio São José, na terça-feira (31).

Esta fase compreende a execução das obras elétricas que vão dar o suporte operacional para os equipamentos de bombeamento e de tratamento de água junto da captação de água do Rio Cascavel.  O gerente de Manutenção Eletromecânica, Nilto Pereira, destaca que a execução de deslocamentos das redes e dos ramais elétricos e de implantação de novos ramais de derivação da energia requer o desligamento de todo o sistema elétrico na área.

Durante a execução das obras, que começam às 7h15 e terminam às 15h, a captação de água dos rios Cascavel, Peroba e Saltinho e as duas estações de tratamento de água não irão operar, interrompendo o abastecimento em toda cidade.

A retomada da produção de água inicia-se às 15 horas e o abastecimento deve começar a normalizar-se durante a madrugada da quarta-feira (1). Porém, dependendo do consumo e dos volumes de água nos reservatórios, a normalização total do sistema pode levar até três dias. Assim, o uso racional da água se faz ainda mais necessário.

A gerente regional Rita Camana afirma que a obra é extremamente importante para o abastecimento da cidade, porém lembra que a região vive um longo período de estiagem e que o consumo está elevado. “Nossos rios estão com as vazões reduzidas em mais de 20%, os poços estão com os níveis abaixo da média desde o ano passado e o consumo subiu bastante. As obras são necessárias, mas, se não houver maior controle no uso da água, vai demorar muito mais tempo para recuperar o abastecimento”, alerta Rita.

Nesse momento, é de fundamental importância da caixa de água domiciliar com volume suficiente para a higiene e alimentação de todas as pessoas do imóvel.

Galeria

  • Estação de tratamento e captação de água do Rio Cascavel - Crédito: Adelir Trentin Júnior
  • Estação de tratamento e captação de água do Rio Cascavel - Crédito: Reni Heerdt