Notícias

Sanepar desativa elevatória de esgoto do Jardim Maria Luiza

26/05/2011

A estação elevatória de esgoto do Jardim Maria Luiza, na região do Lago Municipal de Cascavel, acaba de ser desativada pela Sanepar. O esgoto dos 5 mil imóveis da região, que chegava àquela unidade e era bombeado para a Estação de Tratamento Sul, foi interligado ao emissário recentemente instalado pela Sanepar na região do lago. A Estação de Tratamento Sul está localizada nos fundos do Bairro XIV de Novembro.

A elevatória do Jardim Maria Luiza foi implantada em 1998 com capacidade para transladar, de uma bacia para outra, 65 litros de dejetos por segundo.

A retirada de operação da unidade atende uma das metas de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, prevista no contrato de concessão, e resolve problemas relacionados a atos de vandalismo. Nos últimos 12 meses, o ponto de bombeamento sofreu arrombamentos, furtos de fiação e danos nos equipamentos elétricos. Os custos com a locação de caminhões autofossa, para evitar que o esgoto vazasse e contaminasse o meio ambiente, e com a reposição dos equipamentos elétricos ultrapassou os R$ 30 mil. A desativação vai permitir ainda uma economia média mensal de R$ 4,4 mil com custos de energia e de manutenção da unidade.

Para o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, a preocupação ambiental tem sido o foco de todas as ações da empresa. “A desativação da elevatória na região do Lago, além de reduzir os custos operacionais, evita que acidentes tragam prejuízos ambientais para a cidade”.

Emissário - O emissário, que agora recebe o esgoto dos 5 mil imóveis, tem mais de 13 quilômetros, com travessias aéreas que alcançam 10 metros de altura e 335 metros de extensão. Todo esgoto dentro dessa nova tubulação circula por gravidade. A concepção da tubulação previu, com essas dimensões, a retirada de operação da estação do Maria Luiza e, posteriormente, a elevatória que está instalada na cabeceira do Lago, no Jardim Caravelle. Com essa obra também será evitada a instalação de outras estações na região da Bacia do Rio Cascavel.

 



 

Galeria