Notícias

Sanepar distribui 81 toneladas de biossólido em Foz do Iguaçu

11/04/2011

A Sanepar doou neste mês 81 toneladas de fertilizantes que serão aplicados na região agrícola de Foz do Iguaçu. Outras 200 toneladas devem ser destinadas até o final do ano. Em 2011, a previsão é que a empresa produza 15 mil toneladas de biossólido.

O biossólido é um resíduo sólido resultante do tratamento do esgoto doméstico. Contendo elementos como nitrogênio, fósforo e matéria orgânica, o produto apresenta grande potencial de fertilização. Também sofre um processo de estabilização alcalina que faz dele um eficiente corretivo da acidez do solo.

Sua utilização é apropriada para culturas em larga escala, como soja, milho, trigo e até reflorestamentos. O engenheiro agrônomo Roberto Sgarbossa é um dos usuários do programa em Foz do Iguaçu. Neste ano, ele vai aplicar o produto em 36 hectares de cultura de trigo. “É um excelente fertilizante, que funciona perfeitamente na correção do solo e ainda resulta em uma grande economia,” diz.

O programa de uso do lodo de esgoto existe na Sanepar desde 2000. Os primeiros agricultores a utilizar o biossólido são da Região Metropolitana de Curitiba, onde apenas no período de 2007 a 2010 foram distribuídas 91 mil toneladas. Em Foz do Iguaçu, onde a produção começou em 2002, já foram entregues 1.240 toneladas do produto. Em todo o Estado, a Sanepar possui mais de 60 Unidades Gerenciamento de Lodo (UGL).

Como funciona - O programa é uma parceria entre a Sanepar e Emater/PR (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural). A Emater determina as áreas onde o biossólido pode ser aplicado. O produtor recebe gratuitamente o lodo, além de acompanhamento técnico de engenheiros agrônomos.

Desenvolvida com a participação de mais de 200 pesquisadores de 27 instituições como Universidade Federal do Paraná (UFPR), PUC-PR, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Senai-Cetsam, Emater, Tecpar e Embrapa, a pesquisa da Sanepar que definiu os parâmetros e critérios da utilização do biossólido foi a vencedora em 2007 do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica (na categoria Processo).

Galeria