Notícias

Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche e presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter com equipes para firmar parceria

Sanepar e Copel iniciam parceria para desenvolvimento científico

05/04/2018

A parceria já tem projeto para a construção de usinas fotovoltaicas no Norte PioneiroO presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Mounir Chaowiche e o presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter, assinaram nesta quinta-feira, 05, na sede do governo estadual, um Memorando de Entendimentos entre a Copel e a Sanepar para execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e novos negócios. O memorando prevê ainda ações de internacionalização e de produção e difusão de conhecimentos nos setores de saneamento ambiental e de energia. “A Sanepar tem atualmente um departamento exclusivamente dedicado a Pesquisa e Desenvolvimento. Estamos investindo fortemente em conhecimento. Já temos parcerias firmadas com vários países e instituições nacionais e internacionais. A Sanepar é uma das melhores companhias de saneamento do país porque nós trabalhamos incansavelmente para atingir sustentabilidade econômica, social e ambiental”, afirmou Chaowiche.
A primeiro projeto beneficiado pelo memorando é a construção de Usinas Fotovoltaicas para a compensação de energia na modalidade de geração distribuída. Pelo acordo, a Copel constrói e opera as usinas. Cabe a Sanepar receber a energia produzida pelas usinas para a compensação em suas respectivas unidades consumidoras. A Copel será remunerada pela prestação de serviços de operação e manutenção. A Sanepar tem demanda para absorver até 50 MWp de potência instalada. Para atingir essa demanda, foi construído uma estratégia de progressão de implantação de usinas de 5MW, onde, se implementaria, após a primeira, três usinas de 5 MW cada por ano, evoluindo até alcançar os 50 MW instalados em 2022.
Este primeiro projeto seria, prioritariamente, instalado na região do Norte Velho do Paraná, onde se tem bons índices de radiação, aliado com a intenção de promover o desenvolvimento de uma região com IDH abaixo da média estadual.

Galeria

  • Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche e presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter com equipes para firmar parceria
  • Sanepar e Copel firmam parceria para pesquisa e desenvolvimento