Notícias

Sanepar é destaque na abertura do Congresso da ABES 2017

03/10/2017

Companhia paranaense tem índices que estão entre os melhores do Brasil

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, participou na noite desta segunda-feira (02) da abertura do Congresso da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) e da FENASAN (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) 2017. O evento deste ano é o maior das Américas e apresenta novas tecnologias e soluções na área do saneamento ambiental. A cerimônia de abertura contou com a participação do maestro João Carlos Martins e da Camerata Bachiana. O Congresso termina na quinta-feira (05).

A edição de 2017 teve como convidado de honra o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. Durante a palestra, FHC falou sobre as novas exigências da sociedade.  O ex-presidente afirmou que eventos como o Congresso da ABES/ Fenasan 2017 são valiosos para retratar a consciência de um momento no qual a sociedade exige uma nova forma de governo. “Motivação para novos caminhos, sem medo de apontarmos o que queremos, pode nos levar a olhar um futuro com mais otimismo, porque há pontes, como a valorização da capacidade, da ética, do mérito e das tecnologias”, concluiu.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, também discursou durante a cerimônia de abertura e destacou a importância que teve o saneamento para o aumento da expectativa de vida da população “principalmente em regiões em que temos profissionais que se dedicam ao desenvolvimento dessa base vital, como em São Paulo”.

O presidente da ABES, Roberval Tavares de Souza, destacou a situação do Estado do Paraná em seu discurso. “Embora ainda tenha espaço para avançar, alguns estados brasileiros, entre eles o Paraná, têm índices acima da média nacional”, disse. A Companhia paranaense atende com água tratada 100% da população urbana dos municípios onde opera. A Sanepar trata todo o esgoto que coleta, o que representa 70% do esgoto gerado nas 345 cidades em que está presente. A média nacional de tratamento de esgoto é de 42%.

Para o presidente da Sanepar,  saneamento representa mais saúde, mais dignidade para as pessoas. "Quando acontece um congresso como este, para a discussão de novas soluções, é o Brasil que avança no setor. A Sanepar é uma das mais importantes companhias de saneamento do país, por isso  estamos aqui, presentes no evento”, afirmou Mounir. Também estiveram no evento presidentes de companhias de saneamento de todo o Brasil. 
       
A FENASAN acontece desde 1989 e, neste ano, está sendo realizada simultaneamente a dois outros eventos: o Congresso da ABES, que está em sua 29ª edição, e também o Encontro Técnico da AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp). Representantes da Sanepar participarão de quatro paineis durante o Congresso, são eles: o PNQS e os resultados para as empresas de saneamento; a Lei das Estatais e os processos de contratação; a Eficiência da Operação e o Painel dos Presidentes, que acontece na próxima quarta-feira (04).
 
 
 
 

Galeria