Notícias

Em reunião virtual, foi assinado protocolo de intenções

Sanepar e Itaipu firmam parceria para melhoria dos recursos hídricos

22/04/2020

Protocolo de intenções, assinado entre Governo do Paraná, Itaipu e Sanepar, prevê ações para ampliar qualidade nas bacias hidrográficas

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Itaipu Binacional, por meio do PTI (Parque Tecnológico Itaipu), serão parceiras em uma série de ações que visam a ampliação da qualidade ambiental nas bacias hidrográficas do Paraná e dos rios Ivaí, Piquiri e Silva Jardim. Com este objetivo, nesta quarta-feira (22) foi assinado protocolo de intenções pelo Governo do Estado, Sanepar e Itaipu, por meio de videoconferência entre Curitiba e Foz do Iguaçu.

Em Curitiba, participaram da reunião virtual o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o diretor de Meio Ambiente da empresa, Júlio Gonchorosky. Em Foz, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell, e o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido Alves.

O protocolo prevê ações como o compartilhamento de dados sobre a qualidade da água na região, além de investimentos em infraestrutura de saneamento e recuperação ambiental. Estão previstos ainda planos municipais de segurança hídrica e implementação de tecnologias inovadoras de tratamento de efluentes das estações de tratamento de esgoto.

Segundo Ratinho Júnior, a assinatura do protocolo entre Itaipu e Sanepar é a primeira de uma série de parcerias entre as duas empresas consideradas orgulho para o Paraná e o Brasil. "A Sanepar é considerada há anos a melhor empresa de saneamento do País", afirmou Ratinho. "E a Itaipu sempre se mostrou atuante em relação aos cuidados com os rios, a mata ciliar e a qualidade da água".

Para Silva e Luna, o protocolo de intenções ratifica o alinhamento das ações da Itaipu com o Governo do Estado. "Trabalhar junto com a Sanepar para preservar nossas bacias reforça este compromisso com o Paraná. Juntos somos mais fortes", destacou.

"Esta parceria com Itaipu será de suma importância, e quem ganha é o Paraná. Nós poderemos aproveitar a inteligência que Itaipu detém, os dados que possui para usar na proteção dos corpos hídricos e tudo o que deriva deles. Vamos ajudar a Itaipu a evitar assoreamento nos rios que chegam na sua barragem, além do planejamento com saneamento básico, que é uma questão de saúde pública”, afirmou Stabile.

A parceria vai beneficiar indiretamente os municípios lindeiros ao reservatório de Itaipu e diretamente municípios como Missal, Ramilândia, Medianeira e Serranópolis do Iguaçu, todos no Oeste paranaense. Além disso, a recuperação ambiental das bacias hidrográficas reduzirá a carga de poluentes e de sedimentos nas águas, ampliando a vida útil do lago de Itaipu.

BARRAGENS – Pelo protocolo, o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), sediado no PTI, vai ajudar a Sanepar com pesquisas preventivas nessa área. “Junto com o PTI teremos programas tecnológicos, monitoramento e segurança de barragens nos quatro reservatórios da Sanepar em Curitiba, Iraí, Passaúna e Piraquara I e II”, complementou o diretor de Meio Ambiente da Sanepar.

Galeria

  • Em reunião virtual, foi assinado protocolo de intenções
  • Em reunião virtual, foi assinado protocolo de intenções
  • Governador Ratinho Jr. e presidente da Sanepar, Claudio Stabile
  • Diretores da Itaipu estiveram também na Saneapr