Notícias

Sanepar e Lactec assinam contrato para pesquisas de novas tecnologias

04/05/2012

O Lactec vai prestar, para a Sanepar, serviços de pesquisa nas áreas de gestão de água; diagnósticos, projetos e treinamento em eficiência energética; pós-tratamento de efluentes e tecnologia da informação. O contrato, que formaliza a parceria, foi assinado nesta semana pelo presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, e pelo superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Omar Sabbag Filho.

O contrato, com vigência de dois anos, é no valor de R$ 2,3 milhões. Uma das unidades beneficiada com o contrato será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém, em Curitiba. Os pesquisadores do Lactec vão pesquisar o desenvolvimento de diagnósticos energéticos e projetos de conservação e uso racional de energia na ETE.

“Estamos estimulando na Sanepar a pesquisa em todos os escopos. No caso da energia, por exemplo, a pesquisa é fundamental. Somente em consumo de energia elétrica gastamos R$ 15 milhões por mês”, diz Ghignone.

Mais pesquisas - Outro estudo que deverá contemplar as estações de tratamento de esgoto em todo o Estado será o de escoamento no interior dos flotadores (processo de pós-tratamento onde as partículas sólidas ficam retidas na manta superior da parte líquida do esgoto tratado), o que deve proporcionar melhor aproveitamento das estruturas existentes.

Na gestão de água, o Lactec pesquisará a reestruturação do sistema de gerenciamento da operação hidráulica dos reservatórios de Piraquara I e II e do Iraí, na Região Metropolitana de Curitiba. Para as captações de água do Iraí e Iguaçu, a expectativa da Sanepar é que os pesquisadores desenvolvam mais opções de processamento e atualização da estrutura dos sistemas informatizados.

Para Sabbag, com esse contrato “a Sanepar demonstra a confiança em nosso quadro de pesquisadores. Também poderemos no futuro, compartilhar a experiência dessa parceria com outras empresas de saneamento do Brasil”, comentou o superintendente.

Acompanharam o superintendente do Lactec os diretores Luiz Fernando Vianna (Administrativo Financeiro), Ney Augusto Nascimento (Desenvolvimento Tecnológico) e a assessora jurídica Elisa Muniz. Pela Sanepar, além do presidente, participaram os diretores Péricles Weber (Meio Ambiente), Dirceu Wichnieski (Financeiro), Paulo Alberto Dedavid (Operações), João Martinho Cleto Reis Junior (Investimentos), Antonio Carlos Salles Belinati (Comercial), Flavio Luis Coutinho Slivinski (Jurídico) e Ezequias Moreira Rodrigues (Relações com Investidores).
 

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, e o superintendente do Lactec, Omar Sabbag Filho

Galeria