Notícias

Fabiana Campos, diretora da Sanepar, na Rio Water Week

Sanepar é lembrada por indicadores exemplares durante Rio Water Week

26/11/2018

Congresso ocorre no Rio de Janeiro até quarta (28), paralelamente ao Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS)

“A Sanepar é um exemplo de que a gente pode chegar lá. Curitiba é a única capital do País que alcançou a universalização na distribuição de água tratada”. Foram essas as palavras do vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Carlos Alberto Rosito, na abertura do congresso internacional Rio Water Week, que começou hoje (26) de manhã no Rio de Janeiro.

O evento tem a Água como tema central, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS) da ONU – “Água e Esgoto para Todos até 2030”. O congresso que termina na quarta-feira (28) reúne centenas de profissionais e pesquisadores de saneamento de vários países. Especialistas da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) também participam da Rio Water Week.

A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Fabiana Campos, falou na abertura sobre “Inovação para a sustentabilidade: o presente e o futuro da Sanepar”. “Somos uma empresa ambiental com vocação para o saneamento. Primamos muito pela inovação e pelo saneamento ambiental em nossos processos e projetos, rumo à universalização”, enfatizou.

A Sanepar foi citada por seus indicadores positivos na abertura do evento. Nos 344 municípios do Paraná atendidos pela Sanepar, a Companhia já alcançou a universalização do atendimento com água tratada. “Fecharemos o ano de 2018 com índice de coleta de esgoto de 72% da população paranaense, e todo o esgoto que coletamos é tratado”, lembrou Fabiana Campos.

PNQS – Simultaneamente à Rio Water Week estão sendo realizadas as apresentações de finalistas e de vencedores nas quatro categorias do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). Nessa segunda-feira, técnicos e profissionais da Sanepar e de outras empresas de saneamento apresentaram práticas bem-sucedidas finalistas na categoria Inovação da Gestão em Saneamento (IGS). Na terça-feira (27) serão apresentados os cases que concorrem ao Prêmio de Eficiência Operacional do Saneamento (PEOS). A Sanepar tem 13 cases selecionados pela Abes finalistas em ambas as categorias.

Ao longo da quarta-feira (28) ocorre o Seminário de Benchmarking, em que serão apresentadas as iniciativas vencedoras do PNQS 2018. À noite será realizada a cerimônia oficial de entrega do PNQS. Este ano, a Sanepar receberá três troféus Quíron Nível II na categoria As Melhores em Gestão do Saneamento Ambiental (AMEGSA).

Os troféus foram conquistados pela Gerência Geral da Região Sudeste, pela Gerência Industrial da Região de Londrina e pela Gerência Regional de Cornélio Procópio. A Gerência Geral Noroeste receberá o certificado “Finalista Rumo à Excelência Nível II”. Haverá entrega também do Selo da Qualidade do Fornecedor de Serviços de Saneamento Ambiental (SQFSA) para as Fundações Sanepar, que gerem o Plano de Previdência Complementar dos empregados. O PNQS é promovido pela Abes e completa 21 anos em 2018. Ao longo dessas duas décadas a Sanepar já conquistou 45 troféus do PNQS.
 

Galeria

  • Fabiana Campos, diretora da Sanepar, na Rio Water Week
  • Congresso reúne no Rio especialistas de vários países
  • "Sanepar é um exemplo de que a gente pode chegar lá", declarou vice-presidente da Abes