Notícias

Sanepar e órgãos parceiros encaminham ações para preservar manancial de São João

19/05/2011

O Rio Capivara, manancial responsável pelo abastecimento de cerca de sete mil habitantes do município de São João, será contemplado com atividades em duas frentes principais. O objetivo é recuperar e preservar o recurso hídrico.

A primeira frente de trabalho será a de monitoramento da qualidade da água in natura do rio e o levantamento dos tipos de culturas produzidas nas propriedades que compõem a bacia. A outra, a ser implantada em paralelo, irá promover ações integradas de educação socioambiental para recuperação da mata ciliar, proteção de fontes e adoção de elevadores de água para animais. Também serão elaborados os projetos para concretizar tais iniciativas.

As linhas de atuação foram definidas na segunda reunião do Grupo de Trabalho formado por técnicos da Sanepar, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Emater e das prefeituras de São João, Chopinzinho e Saudade do Iguaçu. Também participam do grupo as cooperativas Sadia e a Coasul e o banco rural Cressol. A reunião foi realizada nesta semana.

“Os órgãos parceiros estão buscando iniciativas que garantam a preservação de toda a bacia do manancial”, explica Marilucia Cyrino da área de Meio Ambiente da Sanepar em Pato Branco.

Marilucia informa ainda que a participação da Emater/SEAB e das secretarias de Agricultura dos municípios, “desempenha função vital na bacia do manancial para afirmar os cuidados no manejo na produção agropecuária, conforme determina a legislação.”

De acordo com o chefe regional do IAP, Altair Gasparetto, é importante essa integração entre os órgãos do Estado, das prefeituras e de toda a comunidade. “A atividade depende da integração dos moradores, tanto da área urbana, quanto da rural, para preservar um bem comum, que é a água para todos.”


Rio Capivara responsável por abastecer toda população urbana de São João, Sudoeste do Estado

Galeria