Notícias

Ação de prservação realizada na Bacia do Rio Cascavel

Sanepar e parceiros tiram 14,3 toneladas de lixo do Rio Cascavel

08/10/2018

Em ação da Sanepar e de várias entidades parceiras para a conservação e a preservação do Rio Cascavel, principal manancial de abastecimento de Cascavel, no Dia da Árvore (21 de setembro), foram retiradas 14,3 toneladas de lixo das margens e do curso de água do vertedouro do Lago Municipal até a BR 277.

As equipes fizeram trabalhos de educação socioambiental com moradores e comerciantes da bacia, que receberam orientações sobre separação de resíduos sólidos, utilização correta do sistema de esgoto sanitário, uso racional da água e riscos e cuidados com o mosquito transmissor da dengue. As equipes entregaram kits de material educativo em cada um dos 920 imóveis visitados.

Em paralelo, foi feito novo diagnóstico de campo, levantamento de áreas de vulnerabilidade ambiental, verificação de lançamentos clandestinos de todos os tipos de resíduos e de riscos de contaminação. As equipes monitoraram os potenciais poluidores urbanos, por meio de vistorias em oficinas, postos de combustíveis, postos de lavagem e indústrias. Em outra frente, foi efetuado o controle da qualidade da água in natura do Rio Cascavel, com a conferência dos níveis de oxigênio dissolvido.

RESULTADOS – Em ações desenvolvidas em 2016 e no ano passado, foram recolhidas 56 toneladas de lixo e entulho das margens e de dentro da água do Rio Cascavel. No trabalho de sensibilização de 2017, foram visitados cerca de 800 imóveis e os moradores foram chamados para colaborar com a cidade, ajudando a fiscalizar e a cuidar dos recursos hídricos.

ENTIDADES PARCEIRAS – Em todos esses eventos , a Sanepar tem tido a cooperação de entidades e instituições governamentais e não governamentais. Na ação do dia 21 de setembro participaram a Secretaria do Meio Ambiente, OT Ambiental, Vigilância em Saúde Ambiental, Comam, Tecpress, CIM, Enob, ONG Amigos dos Rios, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, FAG, Unioeste, Ceep, Ecocataratas, Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, Força Verde, Auto Fossa Cascavel, Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e Unopar.

MEIO AMBIENTE

Sanepar e parceiros tiram 14,3 toneladas de lixo em área do Rio Cascavel

Os trabalhos de limpeza, sensibilização e monitoramento fazem parte do Programa de Conservação dos Rios de Cascavel

A quarta ação integrada realizada em Cascavel para conservação e preservação do Rio Cascavel, principal manancial de abastecimento da cidade, rendeu a retirada de 14,3 toneladas de lixo. A limpeza foi feita nas margens e no curso de água do vertedouro do Lago Municipal até na BR 277.

As equipes fizeram trabalhos de educação socioambiental com moradores e comerciantes da bacia. Nas abordagens foram explicados temas como a separação de resíduos sólidos, a utilização correta do sistema de esgoto sanitário, o uso racional da água e os riscos e cuidados com o mosquito transmissor da dengue. As equipes entregaram kits de material educativo em cada um dos 920 imóveis visitados.

Em paralelo, foi feito novo diagnóstico de campo, levantamento de áreas de vulnerabilidade ambiental, verificação de lançamentos clandestinos de todos os tipos de resíduos e de riscos de contaminação. As equipes monitoraram os potenciais poluidores urbanos, por meio de vistorias em oficinas, postos de combustíveis, postos de lavagem e indústrias. Em outra frente foi efetuado o controle da qualidade da água in natura do Rio Cascavel, com a conferência dos níveis de oxigênio dissolvido.

RESULTADOS - Nas ações desenvolvidas em 2016 e no ano passado foram recolhidas 56 toneladas de lixo e entulho nas margens e dentro da água do Rio Cascavel. No trabalho de sensibilização de 2017, foram visitados cerca de 800 imóveis e os moradores foram chamados para colaborar com a cidade, ajudando a fiscalizar e a cuidar dos recursos hídricos.

ENTIDADES PARCEIRAS – Em todos os eventos realizados a Sanepar tem tido a cooperação de entidades e instituições governamentais e não governamentais. Na ação do dia 21 de setembro participaram a Secretaria do Meio Ambiente, OT Ambiental, Vigilância em Saúde Ambiental, Comam, Tecpress, CIM, Enob, ONG Amigos dos Rios, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, FAG, Unioeste, Ceep, Ecocataratas, Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, Força Verde, Auto Fossa Cascavel, Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e Unopar.

Galeria

  • Ação de prservação realizada na Bacia do Rio Cascavel
  • Sanepar e parceiros fazem ação de preservação do Rio Cascavel
  • Foram retirados lixo e entulho das margens do rio
  • Corpo de Bombeiros é uma das entidades parceiras
  • Foram retirados lixo e entulho das margens do rio
  • Ação foi desenvolvida no Dia da Árvore
  • Moradores receberam manterial com informações sobre cuidados com a água e o esgoto